SOLUÇÕES CONSULTORIA

(31) 3899-3257
contato@solucoesufv.com.br
ConsultoriaAssessoriaEngenharia de ProduçãoEngenharia Mecânica

A Soluções Consultoria (Empresa Júnior de Engenharia de Produção e de Engenharia Mecânica) faz consultoria em diversas áreas de atuação da Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Apresentamos nossas áreas de atuação:

1) Planejamento Estratégico: processo gerencial que busca traduzir os objetivos da empresa em ações concretas, concentrando os esfrçs de seus colaboradores para uma direção comum. Resultados: estabelecimento de metas a longo prazo; elaboração de planos de ação para alcançar os resultados desejados; alinhamento estratégico das áreas.

2) Gerenciamento de Projetos: implementação de uma metodologia de gerenciamento de projetos. Resultados: padronização dos processos de gerenciamento de projetos; melhoria no desempenho de critérios como cronograma, custos, escopo; maior eficiência e eficácia no processo de gerenciamento de projetos, garantindo a satisfação do cliente.

3) Programa 5S: programa para mudar os hábitos dos trabalhadores da empresa de modo a aumentar a produtividade e a eficiência no trabalho por meio da implementação da cultura da qualidade. Resultados: eliminação de desperdícios; aumento da produtividade; melhoria em processos; melhoria na qualidade de vida dos funcionários; aproveitamento de tempo e espaço físico.

4) Análise de Layout: determinação da localização ideal de máquinas e equipamentos, instalações e pessoas. Resultados: otimização do fluxo de produção; redução do tempo de produção; aumento de produtividade.

5) Estudos de Viabilidade: elaboração de um estudo para a verificação de viabilidade de novas oportunidades vistas no mercado, seja em produtos ou serviços. Resultados: redução de riscos e incertezas relativos à esfera técnica, econômica e comercial do empreendimento; identificação de oportunidades de mercado.

6) Gestão de Estoques: melhoria ou implementação de um sistema de gestão de estoques. Resultados: maior eficácia no controle de entradas e saídas de materiais; maior assertividade sobre quando e quanto; redução dos custos de manutenção de estoques.

7) Simulação de Produção: tradução do sistema produtivo em modelos computacionais, visando o estabelecimento de ações para melhoria de desempenho da organização. Resultados: identificação de gargalos; otimização do espaço produtivo; redução de lead time; aumento de produtividade.

8) Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta): implantação de filosofia operacional pautada na eliminação de diversos tipos de desperdícios ao longo do fluxo de produção do produto. Resultados: melhoria de qualidade; redução de estoques; redução de lead time; redução de custos; aumento de produtividade.

9) Análise de Custos: determinação do custo dos produtos, a margem de contribuição de cada produto e o custo de manutenção da organização. Fornecendo ao cliente um resumo detalhado dos potenciais riscos e ganhos de um negócio para ajudar o empresário a tomar suas decisões. Resultados: planejamento e redução de custos; organização do fluxo de caixa; definição adeuqada do preço dos produtos ou serviços; estabelecimento correto da margem de lucro.

10) Mapeamento de Processos: une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria contínua dos processos de negócio. Resultados: melhoria do desempenho dos processos; identificação de falhas; redução de custos; melhor entendimento dos processos utilizados; ganho de competitividade.

11) Planejamento e Controle da Produção (PCP): definição da capacidade produtiva e planejamento das necessidades de materiais para a produção e atendiemnto da demanda. Resultados: identificação de gargalos; conhecimento da capacidade produtiva; melhor gestão dos recursos de produção; estabelecimento de plano de produção adequado para atendimento da demanda.

12) Automatização: automatização de processos por meio de atuadores hidráulicos/pneumáticos para processos lineares, repetitivos e simples antes feitos manualmente ou por máquinas defasadas. Resultados: aumento da produtividade e eficiência; maior segurança nas operações; diminuição da intervenção humana nos processos produtivos, assim reduzindo custo.

13) Prototipagem Rápida: impressão de objetos físicos diretamente a partir de fontes de dados gerados por sistemas de projeto auxiliado por computador (C.A.D.). Resultados: prototipagem com alto nível de detalhamento; redução de tempo, custos e materiais; peças personalizadas e individualizadas.

14) Desenho 2D e 3D: o desenho mecânico é uma maneira de reproduzir de forma fidedigna a geometria de uma peça, máquina ou motores visando facilitar sua produção e documentação. Resultados: agilidade na reposição de componentes; redução do tempo ocioso da produção; redução dos custos com manutenção; documentação de todos os dados da peça, evitando retrabalho.

15) Simulação: simulações computacionais para realização de ensaios virtuais e avaliação de resultados precisos em inúmeros pontos. Resultados: eficiência e inovação; previsibilidade a um processo complexo; melhora da qualidade do projeto final.

16) Análise Metalográfica: realização do estudo da morfologia e estrutura dos metais. Resultados: melhor entendimento de suas propriedades; validação de dados para processo de tomada de decisão.

Links: facebook instagram