LiaMarinha

Empresas Incubadas

(31) 9856-82591
negocios@liamarinha.com.br
LiaMarinha

     

     A LiaMarinha é uma startup de base tecnológica que trabalha com o desenvolvimento e aplicação de biotecnologias ecológicas e sustentáveis para o tratamento e remediação de águas e efluentes. Através da inovação tecnológica e processos sustentáveis, nós oferecemos soluções que priorizam a revitalização do meio ambiente e melhoram a qualidade de vida e saúde da população. Para isso, oferecemos tecnologias que podem melhorar a qualidade das águas, tratar efluentes sanitários e industriais, revitalizar e descontaminar corpos e cursos d’água. O nosso cliente alvo está no mercado B2B. Atendemos diversos setores, como, imobiliário, agroindústria, mineração, indústria em geral e as concessionárias de saneamento. A grande demanda por tecnologias de baixo custo, sustentáveis e com apelo ambiental vêm ganhando espaço em diversos setores da indústria. Pensando nisso, a LiaMarinha oferece soluções que não utilizam produtos químicos, não demanda energia elétrica e tem baixo custo de operação e manutenção quando comparado aos sistemas convencionais. As nossas soluções além de eficientes, permitem integrar a sociedade em ambientes esteticamente agradáveis, estimulando o desenvolvimento da consciência socioambiental. A empresa está localizada na cidade de Viçosa/MG e incubada na incubadora de empresas Centev/UFV. A incubadora está ligada a Universidade Federal de Viçosa, o que possibilita a interação entre a empresa e a universidade, possibilitando desenvolver o nosso modelo de negócio, onde trabalhamos de forma colaborativa com pesquisadores, estudantes e empresas, buscando desenvolver e aplicar biotecnologias ecológicas e sustentáveis para melhorar a qualidade das águas, meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da sociedade.

    As nossas soluções integram conhecimentos da biorremediação, engenharia sanitária, bioengenharia, paisagismo sustentável e educação ambiental para melhorar a qualidade das águas.

  • Tratamento de águas e efluentes: Para o tratamento de efluentes de diferentes origens nós utilizamos processos sustentáveis, tecnologias que irão proporcionar para o cliente, economia, eficiência e beleza paisagística.
  • Alagados construídos (Wetlands): Os sistemas de Alagados Construídos é uma solução baseada na natureza, possuí alta eficiência para o tratamento de efluentes, quando comparado aos sistemas convencionais, apresentam diversas vantagens. A beleza paisagística apresentada pelo sistema de Alagados Construídos (Wetlands) causa grande interesse aos visitantes de uma estação de tratamento, as planta macrófitas atraem a curiosidade pelo seu poder de fitorremediação e por inserir beleza ao ambiente. Comparado aos sistemas convencionais, apresenta baixo custo de operação e manutenção, não há necessidade do uso de energia elétrica e não utiliza produtos químicos. É uma solução sustentável, que permite realizar o reuso da água tratada, a biomassa do sistema pode ser reutilizada como ração animal ou adubo, tornando-se assim um subproduto com valor agregado.
  • Biorremediação: Nós trabalhamos com o uso de microrganismos vivos, não patogênicos, não tóxicos, não produzidos por engenharia genética, que trabalham acelerando o processo de biodegradação de contaminantes no efluente, eliminando o mau cheiro e atendendo os níveis de parâmetros requerido por lei. A princípio utilizamos, na aplicação, produtos que já estão no mercado, importados ou nacionais, que atuam diretamente no problema especificado. E estamos trabalhando no desenvolvimento de uma linha própria de biorremediadores que possam atuar sobre efluentes domésticos e industriais. Revitalização e descontaminação de rios, canais, lagos e lagoas Os corpos e os cursos d’água são ecossistemas altamente prejudicados pela poluição proveniente do descarte irregular de efluentes e dos resíduos sólidos, sendo necessária a manutenção destes ambientes visando melhorar a qualidade das águas. Nós utilizamos soluções naturais para revitalizar e descontaminar corpos e cursos d’água impactados pela poluição ou desastres ambientais, técnicas como a bioengenharia, fitorremediação e paisagismo sustentável são aplicados visando criar ambientes saudáveis e que integrem beleza paisagística.
  • Manejo de água de chuva/Drenagem e controle pluvial: As técnicas de infraestruturas verdes aplicada aos projetos paisagísticos contribuem para o controle pluvial, possibilitando o reaproveitamento de águas da chuva e o gerenciamento das águas. Soluções como biovaletas, telhados verdes e jardins de chuvas são soluções que quando integradas aos projetos de paisagismos melhoram a qualidade das águas, diminuem o consumo e evitam problemas relacionados à chuva.
  • Paisagismo sustentável: O paisagismo sustentável visa criar espaços agradáveis, promovendo uma composição harmoniosa da natureza com o ambiente construído, integrando a sociedade em áreas que promovam o desenvolvimento da consciência ambiental, preservando o patrimônio, valorizando a memória local, através de ambientes planejados para serem eficientes e sustentáveis. Programas de educação ambiental Os programas de educação ambiental implementados pela LiaMarinha tem o objetivo de desenvolver a consciência socioambiental em diferentes setores da indústria, abordando a importância de praticas e processos sustentáveis, estimulando o desenvolvimento da inovação dentro da indústria, visando o desenvolvimento sustentável e o crescimento profissional através de práticas ambientalmente corretas.