Zea Sementes

Empresas Incubadas

(31) 9875-21531
orbiumpc@yahoo.com.br; ronaldo_shs@hotmail.com
AgriculturaAlimentosEnergiaSementesHíbridoMilho Convencional

A Zea Sementes é uma empresa 100% nacional e está incubada no Centev/UFV desde 2017. Seu principal negócio é o desenvolvimento de novas cultivares de milho híbrido tradicional ou convencional (não transgênico).  Oportunamente, a empresa também pretende trabalhar com sorgo.

O caráter tecnológico e a inovação da Zea estão no lançamento de híbridos exclusivos no mercado com alta adaptabilidade regional. Suas sementes são desenvolvidas através da obtenção e seleção de linhagens elites superiores, baseadas em germoplasmas próprios, em cruzamentos dirigidos. com forte grau de previsibilidade de resultados (Know how); sendo novas, modernas e únicas no mercado.

O melhoramento da empresa atende às demandas do mercado convencional por desempenho, produtividade, resistência a fatores bióticos e abióticos etc; além do desenvolvimento paralelo dos chamados “milhos especiais”.

Um grande diferencial mercadológico da Zea é a possibilidade de venda de sementes de milho com preço inferior ao de mercado, quando comparadas às concorrentes de mesmo nível genético.

A empresa já obteve o registro oficial definitivo (2016), para os diversos níveis tecnológicos e finalidades de uso, de quatro híbridos iniciais (Linha ZeaNat): RVM 20, RVM 21, RVM 30 e RVM 40, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – através dos Ensaios de Valor, Cultivo e Uso (VCU) deste Órgão – provenientes do conjunto de híbridos produzidos pela Zea de forma contínua, ano a ano.  Além do registro, estes híbridos já foram incluídos no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), também do MAPA. Tudo isto permite, à empresa, a comercialização própria e/ou o licenciamento deles a partir de 2017/18.

A empresa já produziu, em escala piloto, e testou, a campo, em 2017/18, o híbrido RVM 40, um de seus híbridos registrados, indicado comercialmente para todo o Brasil. Atualmente (2018), a Zea está produzindo em torno de 500 a 600 sacos deste híbrido, para uma distribuição mais ampla aos produtores, em 2018/19, em todo o território nacional, visando consolidar e alavancar sua posição no mercado e abrir “caminho” para os demais híbridos da marca.

Por se tratar de uma startup, a empresa visa um bom mercado potencial, inicialmente em Minas Gerais, expandindo, oportuna e gradativamente, para o Brasil inteiro e países vizinhos. No caso de Minas, o público principal são agricultores, principalmente da Zona da Mata, que utilizam a semente do milho para produção de grãos e silagem. Este Estado é vasto e possui mais de 850.000 agricultores de pequeno porte (Agricultura Familiar), os quais plantam muito milho, dentre outras opções agrícolas; enquanto a região da Zona da Mata possui mais de 120.000 Agricultores Familiares (Emater-MG – 2013).

Produto/serviço: sementes de milho híbrido tradicional com adaptabilidade regional.