ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

Perguntas Frequentes

Incubadora

  1. O que é uma Incubadora de Empresas?

    Incubadora de empresas é uma organização que tem por objetivo apoiar. apoiar empresas nascentes, oferecendo espaço físico, suporte gerencial e técnico, durante as etapas de desenvolvimento do negócio.  No caso da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CenTev/UFV, procura-se ainda estimular, agilizar e favorecer a transferência de resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Viçosa e em outras instituições para atividades produtivas.

  2. Qual é o público alvo da Incubadora CENTEV/UFV?

    Estudantes, pesquisadores, empreendedores e empresas que desejam desenvolver novos projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora.

  3. Quem não tem ainda empresa formada ou um plano de negócios, pode se candidatar a uma vaga na Incubadora?

    Sim.  Para os empreendedores que necessitam desenvolver melhor o produto/ideia para iniciar a empresa, nós oferecemos um programa especial, chamado de PRÉ-INCUBAÇÃO.  Nele, oferecemos um local de trabalho para o desenvolvimento do projeto, cursos e consultorias que visam preparar o empreendedor para a definição do Plano de Negócios, a captação inicial de recursos, além de orientá-lo sobre aspectos legais, contábeis e administrativos.

  4. As incubadoras recebem empresas de todos os tipos?

    As incubadoras de base tecnológica, como a IEBT CenTev/UFV, recebem empresas de base tecnológica, responsáveis por algum tipo de inovação em produtos, processos, componentes ou acessórios. Mas, para esclarecer, em outras localidades há as chamadas incubadoras tradicionais, que aceitam empresas dos setores tradicionais e as incubadoras mistas, que abrigam empresas de base tecnológica e dos setores tradicionais. Existem também as chamadas incubadoras sociais - responsáveis por apoio a programas e projetos sociais; e as incubadoras culturais - que apoiam programas culturais como grupos de teatro, de canto, e similares.

  5. Quais as vantagens em ser uma empresa incubada?

    Ter um projeto incubado significa ter um negócio com grande potencial de sucesso, que se desenvolve num ambiente propício para que se estabeleça fortalecido no mercado.  Segundo dados da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), 93% das empresas que passam pelo processo de Incubação obtém sucesso no mercado. Além da infraestrutura oferecida, a própria concepção do sistema de incubação propicia o intercâmbio de ideias e tecnologias entre empresários incubados, que aprendem a importância de compartilhar o mesmo espaço, realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efetiva.

  6. Como participar dos Programas de Incubação de Empresas CENTEV/UFV?

    Para cada um de nossos programas, é necessário participar de um processo seletivo onde os candidatos devem apresentar uma proposta de negócio que seja tecnologicamente inovador e preferencialmente, dentro das áreas de atuação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).  As propostas são avaliadas levando-se em consideração aspectos como a capacidade técnico gerencial do (s) empreendedor (es), o grau de inovação do produto/serviço e sua viabilidade mercadológica.  Todas as informações sobre o processo seletivo e os modelos de proposta a serrem encaminhados podem ser acessados em nosso site, no link Editais.

  7. Uma empresa incubada tem isenção ou benefícios tributários?

    Não. Uma empresa incubada deve pagar todos os tributos devidos por uma empresa não apoiada por uma Incubadora.

  8. Quanto tempo uma empresa pode residir na Incubadora CENTEV/UFV?

    Você pode permanecer na Incubadora durante o período de 06 meses no Programa de Pré Incubação e0 3 anos na Incubação. 

  9. O que é uma empresa graduada?

    É a empresa que já passou pelas fases de pré-incubação e incubação e está pronta para enfrentar a realidade de mercado contando com seus próprios recursos.

  10. Como são formadas as incubadoras de empresas?

    Geralmente, através de convênios ou termos de cooperação firmados entre instituições comprometidas com o desenvolvimento da região como, universidades, institutos de pesquisa, prefeituras, empresas, associações de classe.