Innovation link: IHARA Day confirma o início de mais uma parceria de sucesso entre o setor produtivo e a UFV

O IHARA Day #2 - Nanotecnologia + Encapsulamento + Metabolismo marcou a quinta-feira (10). O evento foi o segundo de uma série de três encontros de inovação que tem o intuito de gerar conexões, a partir dos projetos de pesquisa desenvolvidos na UFV, entre a empresa IHARA e os pesquisadores da universidade.

A IHARA é uma multinacional que atua há mais de 50 anos no mercado de defensivos agrícolas para proteger as lavouras da ação de pragas, doenças e plantas daninhas. Sua missão é contribuir para o progresso e a competitividade da agricultura brasileira.

Os eventos vêm sendo organizados pelo programa Innovation Link do tecnoPARQ e operacionalizado em parceria com a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual - CPPI. O objetivo de eventos como esse é facilitar as conexões entre o setor produtivo e a Universidade. Os dois primeiros encontros reuniram mais de 70 pessoas, dentre elas pesquisadores da UFV e representantes da IHARA, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV e da CPPI, onde foram apresentados 16 projetos de pesquisas relacionados aos interesses estratégicos da empresa, nos temas Biotecnologia (IHARA Day #1) com os professores Raul Guedes e Marcelo Picanço do Departamento de Entomologia (DDE), Denise Bazzolli e Mariza de Queiroz do Departamento de Microbiologia (DMB), Tiago Mendes, João Leite e Maximiller Dal-Bianco do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB), Eduardo Mizubuti do Departamento de Fitopatologia (DFP) e Nanotecnologia, Encapsulamento e Metabolismo (IHARA Day #2) com os professores Eduardo Nery e Clodoaldo Araújo do Departamento de Física (DPF), Andrea Ribon do DBB, Deyse da Costa e Renata Lopes do Departamento de Química (DEQ), Evandro Martins do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), Adriano Nesi e Wagner Araújo do Departamento de Biologia Vegetal (DBV).

O IHARA Day #3 - Moléculas + Adjuvantes já tem data marcada!

O último evento está previsto para acontecer no dia 09 de outubro. Os professores interessados em apresentar seus projetos dentro das temáticas de Moléculas e Adjuvantes para a empresa ou participar como ouvintes, devem enviar um e-mail para innovationlink@ufv.br.

Parcerias como essa ajudam a universidade a cumprir sua missão de ensinar, pesquisar e fazer extensão. As conexões realizadas podem ser convertidas em financiamento para potencializar o desenvolvimento de tecnologias, melhoria na estrutura de laboratórios, bolsas de pesquisa, etc. Além disso, pesquisadores têm a oportunidade de alinhar suas pesquisas de acordo com as expectativas do mercado e oportunizar aos estudantes de graduação e pós-graduação, a participarem de projetos que estejam diretamente relacionados a solução de problemas reais do setor produtivo, facilitando sua posterior inserção no mercado de trabalho. O tecnoPARQ UFV está sempre de portas abertas e promovendo a integração de players que transformam a realidade e fomentam a inovação.