Junho, 2017

Evento tecnoPARQ

Programa Qualificação Empreendedora 2017

3º Concurso de Ideias

O Concurso de Ideias para a Criação de Negócios Inovadores é uma iniciativa da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CenTev/UFV (IEBT), cujo objetivo é disseminar a cultura empreendedora e fomentar o desenvolvimento de ideias inovadoras para criação de novos empreendimentos de base tecnológica.

O concurso é voltado para alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes da Universidade Federal de Viçosa e das instituições de ensino superior de Viçosa, que apresentem propostas de novos negócios ou ideias, de base tecnológica, e que necessitem de orientação para a sua concretização.

Complementando os objetivos do evento, o 3º Concurso de Ideias pretende:

• Selecionar proposta de novos negócios de base tecnológica, para futuro ingresso no Programa de Pré-incubação da Incubadora, por meio da análise das propostas submetidas;
  • Estimular a transformação de ideias e tecnologias em produtos e processos inovadores, bem como a criação de empresas de base tecnológica;
  • Incentivar a cultura empreendedora e a manifestação criativa na comunidade acadêmica, estimulando a criação de spin-offs acadêmicas e aumentar a empregabilidade dos alunos, mostrando outras possibilidades profissionais e proporcionando um diferencial competitivo em suas carreiras.

RESULTADO

Confira as cinco propostas selecionadas na 1ª etapa do "Concurso de Ideias para Criação de Negócios Inovadores" que irão para a final no dia 01 de novembro.

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - IEBT/CenTev através da Comissão Avaliadora do 3º Concurso de Ideias para Criação de Negócios Inovadores, selecionou cinco propostas de ideias para se apresentarem na final do concurso que acontecerá no dia 01 de novembro na Universidade Federal de Viçosa – UFV, junto ao VII INOVAR.

A primeira etapa do Concurso foi o envio de propostas através do site do CenTev e a avaliação de uma Comissão Avaliadora, composta por membros internos do CenTev. Das inúmeras ideias submetidas foram selecionadas as 5 melhores, conforme previsto no regulamento. Os critérios de avaliação foram: inovação, impacto social, potencial de negócio e potencial de sucesso.

Confira a lista das 5 propostas aprovadas na 1ª etapa:

·         SpotChef - Comida que aproxima, histórias que alimentam: Uma forma de fazer pessoas se conhecerem compartilhando refeições. Uma plataforma online onde o usuário pode se tornar "cliente" ou "chef". Como cliente, poder escolher o local, o prato de interesse e a data.

·         Laboratório de análises e consultorias na fitonematologia: Se baseia no diagnóstico correto de fitonematóides e na interpretação dos laudos através de uma equipe altamente qualificada.

·         Linha de canetas Siamesa (Caneta negrito): Vem da necessidade que as pessoas possuem em dar realce na linguagem manuscrita, por meio de uma linha de canetas que possua a função negrito, recurso já existente na linguagem digitada.

·         Sistema Aventureiros de RPG: Criar uma forma de entretenimento neste gênero (RPG) que satisfaça a necessidade de interação entre as pessoas e atenda as expectativas do público alvo, de forma que, promova sempre uma experiência produtiva de jogo.

·         Planta de fabricação de agregados reciclados para a Construção Civil: A proposta é produzir agregados reciclados, que podem ser utilizados na fabricação de pré-moldados de concreto, argamassas, nos serviços de pavimentação. Um produto que reduziria a quantidade de entulhos nos aterros e ainda geraria renda com a venda do agregado.

Destas propostas serão premiadas três ideias, que concorreram aos seguintes prêmios:

Serão premiados as três (3) melhores propostas, a saber:

3º Lugar

a) Participação de 1 (um) membro da equipe da proposta no Programa de Qualificação da IEBT 2017, bem como de outros eventos oferecidos pela IEBT/CenTev, com total isenção das taxas, no primeiro semestre de 2017;

b) Isenção da taxa de inscrição para o Edital do Programa de Pré–incubação e Incubação (Editais lançados em 2016 e 2017);

2º Lugar

O segundo colocado, além dos prêmios oferecidos ao terceiro colocado, também receberá uma mentoria de 4 (quatro) horas em modelagem de negócios.

1º Lugar

O primeiro colocado, além dos prêmios oferecidos ao segundo colocado, ganhará um troféu e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) e 3 (três) meses de utilização do espaço de coworking da IEBT/CenTev.

Em caso de dúvidas e esclarecimentos sobre o resultado ou qualquer outra dúvida deve ser encaminhado um e-mail para o endereço: novosnegocios@centev.ufv.br ou entre em contato com o telefone: (31) 3899-2602.