- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- 3° Divã empreendedor aborda o tema mulheres empreendedoras
3° Divã empreendedor aborda o tema mulheres empreendedoras
Publicado emNa última quinta-feira (21) aconteceu a terceira edição do Divã Empreendedor, evento com o objetivo de realizar, de forma descontraída, um bate-papo sobre empreendedorismo. Desta vez, o tema abordado foi mulheres no empreendedorismo e seus desafios.
Realizado na Universidade Federal de Viçosa, o evento teve a participação das Fundadoras das empresas Incubadas WGV Agroconsultoria e Pig Pork Solutions, Fernanda Schulthais e Natália Gonzaga, que contaram suas experiências enquanto empreendedoras. Elas abordaram os desafios de abrir seu próprio negócio, a importância da parceria junto à Incubadora (IEBT) e sua experiência não só na chefia como no meio do empreendedorismo tecnológico.
Fernanda e Natália trataram, também, dos desafios das mulheres no mercado de trabalho e como os enfrentaram em sua trajetória. Trouxeram números que mostram a falta da presença feminina na área de liderança do mercado, ao mesmo tempo que trataram de como, em sua trajetória individual, elas foram confrontadas com o desafio de liderar suas funções. Em seus depoimentos, relataram ao público os desafios cotidianos de abrir uma empresa, mas sempre buscando encorajar a presença da mulher no ambiente empreendedor.
O evento recebeu um público diverso, contando com estudantes de diversas áreas. A Doutoranda em Bioquímica Aplicada, Verônica Faustino, disse ser uma ótima oportunidade para conhecer o mercado, já que, normalmente, é possível conhecerem apenas a área acadêmica para seguir carreira.
Já para a estudante de Engenharia de Alimentos Gabriela Camila, esse tipo de evento merece destaque mesmo que a pessoa não queira seguir no empreendedorismo: “É importante participar, pois agrega conhecimento e é uma luta de todas as mulheres”.
Segundo Raiane Oliveira, Doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas, este evento encoraja as pessoas a conhecer mais sobre empreendedorismo e abre espaço para enxergar outros caminhos que podem seguir: “Para mim, que já tenho essa vontade de abrir uma empresa, o evento me ajudou a organizar a linha de pensamento além de conhecer os problemas que eu posso enfrentar, como os preconceitos e as questões burocráticas”.
O evento aconteceu na UFV e foi uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); do Governo de Minas Gerais com os programas Minas Digital e + Oportunidade e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT/CenTev).