4º ciclo de Aceleração - BrazilLAB

Publicado em

No dia 25 de setembro, no Google Campus São Paulo, aconteceu o evento “Startups e Governos: Como fomentar uma parceria de sucesso?”, onde ocorreu o lançamento da quarta edição do Programa de Aceleração do BrazilLAB, que vai selecionar três startups vencedoras. O Programa de Aceleração do BrazilLAB tem como objetivo apoiar empreendedores a validarem seu modelo de negócio e a ampliarem suas conexões com o setor público. Ao longo de quatro meses de programa, as startups selecionadas participarão de capacitações sobre como vender para governos, webinários, mentorias com especialistas, além de poderem se conectar com gestores públicos de mais de 30 municípios parceiros do BrazilLAB.

Rede de pessoas que fazem a diferença

Para Letícia Piccolotto, Founder do BrazilLAB, a Aceleração que se inicia agora terá, como principal destaque, a rede de pessoas que se engajaram nela. “Não só o time do BrazilLAB, mas os mais de 60 mentores e embaixadores que doam horas para orientar os empreendedores participantes”. O grupo é composto por perfis diferentes: servidores públicos, gestores de empresas, pesquisadores acadêmicos, investidores, etc. “São o nosso principal ativo, porque acreditam na pauta”, afirmou a Founder do LAB.

Letícia apresentou o calendário de atividades do novo ciclo de Aceleração: 

De 25/09 a 18/11 - inscrições
26/11 - recebimento dos pitches 
18/12 - divulgação das 25 startups selecionadas
24/01/2019 - início da aceleração 
13/04 - DemoDay (06 startups aceleradas e 3 vencedoras)
 

Os desafios e a premiação do Programa

Também foram apresentados os três desafios deste ciclo, nas seguintes áreas: Smart Cities e Urban Techs; Eficiência na Gestão Pública e Habilidades na Sociedade 5.0. De acordo com Letícia, os challenges foram elaborados em parceria com gestores públicos, o que vai abrir ainda mais espaço para a prototipagem de soluções nos municípios. Para conhecer detalhes sobre cada deles, clique aqui.

E a premiação será a seguinte:

Para o 1º lugar 

- Missão para o Vale do Silício em parceria com a BayBrazil, ONG que leva brasileiros para se conectarem com o pólo de inovação californiano;

- Investimento de até R$ 250 mil. 

Para as três startups vencedoras: 

- Assessoria jurídica para apoio em negociação com governos; 

- Participação em eventos para exposição da solução.

Com a palavra, startups que passaram pelo programa

No painel "B2G: Quais benefícios para uma startup ao trabalhar com o setor público?", empreendedores acelerados pelo BrazilLAB compartilharam experiências e aprendizados fundamentais. Estavam presentes Igor Coelho (GESUAS), Rafael Zenorini (Refinaria de Dados) e Marcos Oliveira (MobiEduca), com mediação de Guilherme Dominguez.

Rafael contou que a relação com o BrazilLAB ajudou a Refinaria de Dados a  ajustar a oferta para governos. “O encontro com o LAB foi muito oportuno e nos deu condições de oferecer uma proposta bem mais adequada. Hoje, oferecemos às gestões municipais uma infraestrutura de Wi-Fi livre nos espaços públicos, sem custo algum. Nossa receita vem da publicidade de empresas no serviço”. 

 

Ganha-ganha-ganha

De acordo com Rafael, trata-se de uma situação que beneficia todos os participantes: a prefeitura recebe informações precisas sobre os cidadãos; estes têm internet grátis e de qualidade; e as empresas têm leads altamente qualificados. “Foi a grande sacada que o LAB nos deu condições de encontrar”, afirmou ele. “Nós sempre tivemos clareza do que queríamos fazer. O BrazilLAB nos mostrou o como fazer”. 

Igor Coelho destacou a rede de contatos proporcionada pela Aceleração do BrazilLAB. “Não consigo pensar em outro espaço que consiga reunir tantas pessoas pensando em melhorar os serviços públicos. O relacionamento entre os empreendedores que enfrentam problemas parecidos aos nossos, o acesso aos mentores, as oportunidades de visitar uma prefeitura, de conversar; o BrazilLAB nos permite conexões que são indispensáveis para a nossa atuação”. Para o empreendedor do Gesuas, a Aceleração é “literal”: “O programa dura quatro meses; sem ele, nós demoraríamos uns quatro anos para conseguir tudo isso”.

Se você tem uma startup de GovTech e também quer ter histórias como essas para contar, a hora é agora. Clique aqui e saiba como se inscrever no Programa que tem conectado empreendedores a governos, e que tem transformado a vida de milhares de pessoas. Boa sorte!

 

Fonte: brazillab.org.br