Aberto o cadastro de atividade para a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia 2019

Publicado em

Entidades ligadas à ciência e tecnologia em todo o Brasil podem cadastrar suas atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019. O cadastro pode ser feito pelo site snct.mctic.gov.br ou pelos aplicativos da SNCT disponíveis na Google Play ou Apple Store.

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a 16ª SNCT acontece de 21 a 27 de outubro. A partir do cadastro das iniciativas será possível a consolidação das informações e divulgação da programação em cada cidade. Em 2018, foram quase 95 mil atividades em 1.506 municípios brasileiros de todos os Estados, envolvendo mais de 1.500 instituições.

A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conta com a colaboração de universidades e instituições de pesquisa; escolas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

 

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 16ª SNCT é de 21 a 27 de outubro de 2019.

 

COMO FUNCIONA

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Qual o tema desse ano?

“Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” foi o tema escolhido para a décima sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2019, que ocorrerá entre os dias 21 e 27 de outubro em todo o País. A motivação para essa escolha baseia-se, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Exatamente por sua transversalidade, a bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo eles:

ODS 2: Fome Zero;
ODS 3: Boa Saúde e Bem-Estar;
ODS 6: Água Limpa e Saneamento;
ODS 7: Energia Acessível e Limpa;
ODS 8: Emprego Digno e Crescimento Econômico;
ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura;
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis;
ODS 13: Combates as Alterações Climáticas;
ODS 14: Vida Debaixo D’água; e
ODS 15: Vida Sobre a Terra.