Ação de inovação do Hub MG impacta grandes empresas que atuam em Minas Gerais

Publicado em

O Hub Conecta Produtos Florestais, é um programa que tem como intuito promover inovação e abrir oportunidades para a geração de novos negócios a partir de rodadas de conversas, aconteceu na terça-feira (19/04), promovido pelo Governo de Minas e realizado pela Sede-MG - Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o tecnoPARQ UFV, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Sistema Faemg, NovoAgro Ventures e Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF).

 

O evento contou com a presença de grandes empresas do segmento com atuação em Minas Gerais, entre elas a Suzano, Vallourec Florestal, Gerdau Aços Longos, ArcelorMittal, Aperam, Norflor e Metalsider. Ao todo, participaram da rodada de negócios oito grandes empresas e dezessete startups, que geraram mais de 30 conexões em cerca de 11 horas de conversa.

 

“Essa conexão gera novos negócios, imediatos e futuros, contribui ativamente para a transformação digital e tecnológica no segmento agroflorestal e fortalece essa importante cadeia econômica de Minas Gerais”, destaca Michael Soares, Coordenador do programa Hub MG, que ressalta a importância do programa para incentivar a inovação no setor agroflorestal e para a economia mineira.

Para o Superintendente de inovação Tecnológica de Minas Gerais, Pedro Emboava, a inovação aberta é a chave para tornar o presente e o futuro das grandes organizações. Ele ainda afirma que “Em um mundo cada vez mais globalizado, em que novas tecnologias estão sendo desenvolvidas a todo momento, a melhor estratégia para empresas se manterem atualizadas, competitivas e inovadoras é, sem dúvida, a inovação aberta. Ela permite que o empresário utilize o conhecimento e a tecnologia específica desenvolvida por uma outra organização (startup, universidade, laboratório) em prol do seu próprio negócio, gerando resultados práticos de aumento de receitas e redução de custos, além da diferenciação de seu produto e serviço”

 

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas somente no ano passado, estima-se que o Hub MG gerou cerca de R$2,5 milhões em contratos entre soluções tecnológicas (startups) e empresas de setores tradicionais. A expectativa é de que neste ano o número seja ainda maior, o que representa mais conexões entre empresas e soluções tecnológicas para gerar mais benefícios para a economia mineira.

 

Instituições públicas e empresas de médio e grande porte, com atuação em Minas Gerais, que têm interesse em conhecer as ações do Hub MG, podem entrar em contato pelo e-mail: hubmg@desenvolvimento.mg.gov.br