Artigo publicado sobre atividade desenvolvida no NUDESE

Colaboradora do Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional – NUDESE, Charlista Schinaider Saraiva publicou o artigo “O impacto do aprendizado das técnicas de produção do vestuário na vida de um grupo de mulheres do município de Viçosa – MG” nos anais do 13º Colóquio de Moda 2017 que, ocorreu entre os dias 11 e 15 de outubro de 2017 na Universidade Estadual Paulista - UNESP em Bauru - SP. Charlista é graduanda do Curso de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa - UFV atuou no NUDESE como ministrante do curso “Modelagem, Corte e Técnicas Básicas de Montagem de Peças do Vestuário” que tinha como objetivo a qualificação profissional de mulheres que buscavam adquirir conhecimento no setor têxtil.

A partir de suas percepções em suas aulas no Ateliê de Costura e nos relatos das alunas, Charlista desenvolveu e aplicou o projeto que buscou compreender como uma atividade pode impactar de forma tão expressiva a ponto de modificar a vida dessas mulheres. No decorrer das atividades apresentadas, percebeu que os encontros semanais surtiam efeitos profundos nas participantes, que confidenciaram o prazer e principalmente a satisfação que sentiam em reunir com as demais colegas para o aprendizado de corte e costura. Foi observado que os encontros e a aquisição de novos conhecimentos foram significativos para a restauração da autoconfiança, elevação da autoestima, bem como o entusiasmo com a possibilidade de novas oportunidades.

Foram desenvolvidas com as alunas atividades motivacionais, de autoconhecimento e de reflexões sobre como a aquisição desse novo conhecimento foi crucial na melhora de vida do público atendido, como uma das participantes dividiu com a turma, que conseguiu um emprego em uma confecção graças ao curso, e aspiração de outras, que desejam abrir seu próprio negócio e dar continuidade no que foi aprendido.

No final do trabalho desenvolvido, concluiu-se que as atividades oferecidas estão alcançando não apenas os objetivos iniciais, a profissionalização, mas também cumprindo um exercício de cidadania na comunidade viçosense.

O curso de “Modelagem, Corte e Técnicas Básicas de Montagem de Peças do Vestuário” é oferecido pelo NUDESE em parceria com o Departamento de Economia Doméstica da UFV que, além de ensinar corte e montagem das peças de vestuário trabalhou também na customização, obtenção de moldes, traçado, cálculo de metragem e distribuição de moldes sob tecido, garantindo as alunas conhecimento necessário para a qualificação inserção no mercado trabalho.

Os cursos oferecidos pelo NUDESE possuem o objetivo de garantir a qualidade de vida da comunidade local e regional, tanto quando falamos em qualificação profissional quanto na promoção da qualidade de vida das pessoas.

Para saber mais sobre o desenvolvimento e resultado do projeto aplicado ao público do Nudese, acessem o link abaixo, que dará acesso ao artigo: