- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- CenTev celebra 20 anos desenvolvendo, empreendendo e inovando
CenTev celebra 20 anos desenvolvendo, empreendendo e inovando
Publicado emOs 20 anos do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), órgão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vinculado à Reitoria, foram celebrados ao longo de uma semana festiva que se iniciou no dia 29 de agosto e está sendo finalizada hoje, dia 03 de setembro. Ao longo dos dias, relembramos grandes marcos da nossa história, inauguramos novos espaços no edifício sede e festejamos em duas cerimônias.
No dia 02 de setembro, reunimos em uma celebração ecumênica seguida por uma cerimônia de inaugurações, colaboradores e autoridades que contribuíram com a nossa trajetória ao longo dos anos. Durante a cerimônia, a Diretora Executiva, professora Adriana Faria, relembrou a nossa história, que se iniciou em 1926 e não em 2001. Nosso edifício sede está localizado na área do antigo Patronato Agrícola de Viçosa, construído em 1926, por iniciativa do então presidente Arthur Bernardes. A área de 214 hectares foi doada à UFV em 1999 e posteriormente cedida ao CenTev que, desde sua fundação em 2001, é formado por suas quatro unidades:
- o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ);
- a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT);
- a Central de Empresas Juniores (CEMP);
- o Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE).
A cerimônia teve a participação do diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho; da presidente do Conselho Administrativo do Centev e reitora em exercício, Rejane Nascentes; do representante das empresas do CenTev, Murici Lopes Duarte; e do prefeito Municipal de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, que falaram, respectivamente, sobre a importância do Centev como ecossistema de inovação, espaço para realizar sonhos e exemplo de persistência. Durante as inaugurações foram homenageados o primeiro e segundo diretores executivos do Centev, Luciano Baião Vieira e Paulo Tadeu Leite, respectivamente, e o ex-presidente do Conselho Administrativo e criador da Incubadora de Empresas, Cláudio Furtado Soares. Eles agradeceram pela oportunidade de contribuir com a história do órgão da UFV e relembraram momentos marcantes dessa trajetória de sucesso.
Já no dia 03, realizamos uma segunda cerimônia, porém destinada às nossas empresas vinculadas. A ocasião foi iniciada com uma celebração ecumênica, seguida pela fala da professora Adriana e finalizada com um tour pelos novos espaços inaugurados, que foram: Galeria de fotos de todos os ex Presidentes do Conselho Administrativo e ex Diretores Executivos do CenTev; Mezanino; Coworking; Espelho d’água; e a Estação de Tratamento de Efluentes do tecnoPARQ.
Essas celebrações reforçaram o nosso compromisso com o desenvolvimento regional de Viçosa, embora hoje nosso impacto já ultrapasse as fronteiras da nossa região e até mesmo do país. Nós desenvolvemos, empreendemos e inovamos todos os dias há 20 anos e estamos comprometidos a entregar ainda mais nos próximos 20.
Felicitações do MCTI
Ainda no dia 02, o CenTev teve a honra de receber, através da professora Adriana, as felicitações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O senhor José Antônio Silverio, da Coordenação-Geral de Ambientes Inovadores e Startups Departamento de Empreendedorismo Inovador Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, enviou para nós a mensagem abaixo:
“Prezada Profa. Adriana
Com alegria e satisfação em nome de V.Sa. saúdo toda a equipe técnica do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa - CENTEV, e como testemunha do seu esforço e da sua capacidade técnica para a implantação e consolidação do CENTEV, cujos resultados permitiram que esta solenidade acontecesse.
Expresso em nome da Diretoria de Empreendedorismo Inovador da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI nossas congratulações pelos 20 anos deste Centro, que esperamos ser de fato um diferencial do desenvolvimento econômico e social do município de Viçosa e região, de maneira transformadora, oferecendo oportunidades para fixação de talentos formados e capacitados na região, servindo como elo de ligação entre os conhecimentos gerados na conceituada UFV, aos interesses da iniciativa privada, para o desenvolvimento do processo de inovação, tendo como resultado final a oferta de produtos, processos e serviços de interesse da sociedade.
Atenciosamente”
Senhor José Antônio Silverio, agradecemos pelas palavras!