ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

CenTev realiza “O dia delas” como forma de conscientização e parte da campanha outubro rosa

Publicado em
Evento aconteceu no último dia 27, recebeu palestra de conscientização sobre o câncer de mama e promoveu tarde de beleza.

Para estimular participação, principalmente das mulheres para a prevenção do câncer de mama, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) promoveu o evento “O dia delas” que recebeu uma palestra educativa, a presença de uma manicure e de uma maquiadora para uma tarde de beleza.

Foram apoiadores do evento a Professora do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, Catarina Sediyama, que ministrou a palestra de conscientização; a empresa Vitamy Cosméticos, que doou produtos para o sorteio de brindes; a manicure Danielle Rigueira e a L’BEL cosméticos, representada pelas maquiadoras Larissa Rodrigues e Patricia Motta Rosado.

A campanha outubro rosa nasceu na década de 1990 nos Estados Unidos para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O mês de outubro é marcado pela campanha que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

A palestra educativa chamou a atenção para a prevenção do câncer de mama. Segundo a Profa. Catarina, o diagnóstico tardio é o maior dificultador do processo de cura. Por isso, a importância da realização do autoexame e o exame de mamografia e de consultas regulares ao ginecologista para o diagnóstico precoce da doença.

Além disso, foram citadas as classificações feitas por médicos para a prevenção da doença:

  • A Prevenção Primária, que depende do paciente e é destaque a necessidade mudanças no estilo de vida, incluindo a alimentação e hábitos saudáveis em geral em todas as fases da vida;
  • A Prevenção Secundária, onde são feitas campanhas de mamografia (radiografia da mama que detecta o nódulo) e de autoexame,
  • E a Prevenção terciária, que consiste em intervenções com objetivo de minimizar a perda de qualidade de vida decorrente da doença.

Como a frase de incentivo escolhida pelo CenTev para apoiar a campanha foi “Mulher que é mulher, se cuida!”, a tarde do evento também contou com a presença da manicure Danielle Rigueira e da maquiadora Larissa Rodrigues, que embelezaram as mulheres presentes e deixaram-nas ainda mais motivadas a cuidar do corpo e, acima de tudo, da saúde.

Galeria de Imagens