Clonar oferece curso sobre enfermidades bióticas e abióticas

Publicado em
Empresa realizará, dos dias 12 a 17 de maio, um curso voltado para engenheiros, técnicos, consultores, professores e pesquisadores do setor florestal.
Fonte: Acelino Couto Alfenas

A Clonar Resistência a Doenças Florestais promoverá, de 12 a 17 de maio de 2014, em Viçosa MG, o curso “Atualização sobre enfermidades bióticas e abióticas e seu controle na eucaliptocultura”.


Ministrado pelo professor Acelino Couto Alfenas, do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa, e pela equipe da Clonar, o evento destinará 20 vagas para engenheiros e técnicos do setor florestal, consultores florestais, professores e pesquisadores.

Serão realizadas aulas teóricas e práticas. Confira abaixo:

As aulas teóricas (30 horas aula) seguem os seguintes temas:

  • Geral: Conceitos de doenças em plantas e seus agentes causais bióticos e abióticos; detecção e identificação de patógenos do eucalipto por meio de características morfológicas, moleculares e por sorologia; avaliação de perdas por doenças; princípios gerais de controle de doenças em viveiro e campo; resistência genética a doenças; e controle de doenças por fungicidas.
  • Doenças em viveiros: Fases da produção de mudas clonais, principais doenças em viveiros e importância do manejo no controle de enfermidades em mudas clonais; enfermidades foliares e caulinares de eucalipto, causadas por fungos e bactérias: podridões, murchas e manchas foliares.
  • Doenças em campo: Caracterização e controle de enfermidades foliares e caulinares de eucalipto, causadas por fungos e bactérias: ferrugem, cancros, manchas foliares e murchas vasculares fúngicas e bacterianas; reflexos no campo da má qualidade de mudas no viveiro; estratégias para minimização de perdas por estresses bióticos e abióticos na eucaliptocultura; e estratégias de Melhoramento Genético para obtenção de materiais resistentes a doenças.
  • Tópico especial: Marketing pessoal para o sucesso profissional na área florestal.

 

E as práticas (15 horas aula) tratarão de: Coleta, herborização e envio de amostras para diagnose; métodos convencionais e especiais de isolamento de fungos e bactérias patogênicas em espécies florestais; detecção e isolamento de fungos do solo; inoculação de fungos e bactérias patogênicas; resgate de matrizes superiores para clonagem e seleção de materiais resistentes a doenças sob condições controladas; doenças de eucalipto em viveiro e campo; monitoramento de doenças e pragas na cultura do eucalipto; e técnicas de polinização para a transferência de genes de resistência a doenças.

Para mais informações, mande e-mail para: aalfenas@ufv.br ou mmbrandao@ufv.br.

Se preferir, ligue: 31 3899 2937.