Começou a etapa de reuniões do Programa ALI, do SEBRAE, no tecnoPARQ

Publicado em

No dia 25 de novembro, segunda-feira, o SEBRAE deu início a etapa de reuniões do Programa ALI nas empresas selecionadas do tecnoPARQ. As empresas aprovadas na etapa de seleção do programa, no tecnoPARQ, foram: 4 Matt Tecnologia, WGV Agro, Seduca, Geos Escola, Profitus, Ento+, Abc Cães e Gatos, Ecosoluções, Medyes, Dinni Soluções, Sépala, Move you Body e Pólen Engenharia. O programa tem por objetivo a orientação de empresários para a constante prática da inovação, o Programa ALI e o CNPq disponibilizam bolsistas capacitados pelo Sebrae que ficarão encarregados desse trabalho, oferecendo soluções e direcionamentos específicos para os problemas e demandas de cada empresa.

O Programa ALI que prevê a melhoria da competitividade, a partir da inovação, com o acompanhamento dos Agentes Locais de Inovação (ALI), em Empresas de Pequeno Porte - EPP atuantes dos seguintes setores/segmentos: indústria (construção civil, madeira e móveis, e panificação), Comércio (varejo em geral) e serviços (turismo, e outras categorias) e encontra-se hoje em seu 2º projeto, que tenha faturamento anual de até R$ 4.800.000,00.

Os benefícios das diretrizes oferecidas pelo programa ALI são diversos, pois os analisa e busca direcionar sua empresa para a inovação de forma contínua, ao longo de 30 meses. Junto de um Consultor Sênior do Sebrae, o programa almeja máxima eficiência com seu acompanhamento in loco e especializado, focando direta e precisamente nas demandas do seu negócio.

O programa possui dez etapas, sendo elas:

  • Sensibilização: etapa em que a empresa tem o primeiro contato com ALI e define se participará ou não. Lembrando que, para continuar com o programa, a empresa não pode estar participando de outros projetos coletivos do Sebrae;
  • Adesão: formalização da entrada da empresa no programa ALI;
  • Diagnóstico empresarial: junto do empresário, o ALI elabora um diagnóstico acerca da empresa e das demandas a serem supridas pelo programa;
  • Radar da inovação: ALI e o empresário o preenchem em conjunto;
  • Devolutiva: elaborada por ALI, é o resultado da análise dos dados coletados anteriormente;
  • Matriz FOFA (forças/fraquezas/ameaças/oportunidades) + Plano de Ação: elaboração de diretrizes a serem seguidas com no mínimo cinco ações distintas para inovação na empresa;
  • Início do Plano de Ação e monitoramento: o empresário aplica os passos detalhados no Plano de Ação, supervisionado e acompanhado pelo Consultor Sênior e ALI.

Para entregar a proposta de valor descrita e os resultados esperados para os pequenos negócios, a metodologia prevê o trabalho conjunto e colaborativo de diferentes profissionais: o Agente Local de Inovação, o Orientador, o Consultor, o Gestor Estadual e o Ecossistema de Inovação. Em relação aos instrumentos e fluxo de acompanhamento, a metodologia está estruturada em 4 fases que definem os passos que uma empresa precisa executar para conceber, gerar e implementar a gestão da inovação.

Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae