Concluída a 5ª edição do Laboratório de IdeAção

Publicado em
Dia 15/06 aconteceu a etapa final do Laboratório de IdeAção

Aconteceu, no dia 15/06, o encerramento da quinta edição do Laboratório de IdeAção no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev). O Laboratório de IdeAção é oferecido pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), e tem como proposta auxiliar empreendedores a gerar e desenvolver novas ideias, focando nas oportunidades/problemas identificados no mercado e em remodelagens ou reestruturação de ideias de negócio pré-concebidas.

A ideia do programa é, durante quatro semanas, incentivar a comunidade, como um todo, a empreender a partir da realidade acadêmica e de mercado usando de uma atmosfera de coworking (trabalho coletivo), usando metodologias aplicadas nas melhores empresas do mundo com objetivo de construir um modelo de negócio.

Nessa quinta edição, as equipes desenvolveram suas ideias no período de 18 de maio a 15 de junho. Durante os encontros semanais, elas receberam noções identificação de dores (problemas) sociais, visualização de oportunidades, modelagem de negócios, validação de modelo de negócios e desenvolvimento de habilidades de apresentação para investidores (treinamento de pitch e oratória). Todo esse processo culminou na apresentação do que foi desenvolvido para uma banca avaliadora que vive de desenvolver o empreendedorismo regional e nacionalmente.

A banca foi composta por representantes do CenTev, SEBRAE e empresas da região, inclusive ex-participantes do laboratório. Nessa edição estavam presentes na banca avaliadora: Jucélia Maia, coordenadora da IEBT, Galvão Emerick, analista técnico do SEBRAE, Rômulo Balga, sócio da Ther Sistemas, Alixandre, sócio da Geos Escola e Gustavo, sócio da Gron.

Camila Menegasso, integrante de uma das equipes vencedoras, relatou a importância do Laboratório de IdeAção para desenvolvimento de sua ideia. Segundo ela, muitos eventos de empreendedorismo estimulam o desenvolvimento rápido das ideias e modelos de negócio, o que não é ruim, mas pela imersão de um mês do Laboratório, a troca desenvolvida com os mentores e outros participantes geraram um aprendizado mais intenso. O olhar contínuo sobre a ideia desenvolvida permitiu que não só sua proposta fosse desenvolvida, mas toda uma vivência no meio empreendedor.

Em outro relato, Thalita Barcelos, colega de equipe de Camila, disse que teve medo no início, mas que durante o mês ganhou confiança e se reconheceu como empreendedora. Ela relata que mesmo levemente inditimidada, o laboratório é para qualquer pessoa que tenha ideias e queira entender de empreendedorismo, independete do estágio em que sua ideia se encontra.

Nessa edição foram 3 prêmios distribuídos: melhor ideia de negócio e primeiro e segundo lugar para equipes mais engajadas. As equipes mais engajadas foram determinas pela equipe de mentores do laboratório e a melhor ideia de negócio foi determinada pela banca. As empresas mais engajadas foram a Trainer Sports e a Maxbots, primeiro e segundo lugar, respectivamente. Já a grande vencedora elegida pela banca, foi a iCan que levou o prêmio de melhor ideia de negócio.

Se quiser conhecer mais do laboratório, como funciona e seu histórico de edições acesse: http://www.centev.ufv.br/incubadora/pt-BR/o-que-e-.

Galeria de Imagens