- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- Confira as principais ações adotadas pela UFV para auxiliar no combate ao Coronavírus!
Confira as principais ações adotadas pela UFV para auxiliar no combate ao Coronavírus!
Publicado emDesde que foi decretada a pandemia do COVID- 19, a Universidade Federal de Viçosa tem atuado ativamente no enfretamento da doença e no desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção individual e coletiva de seus colaboradores e estudantes. Ciente de seu papel como instituição de ensino, pesquisa e extensão e de sua função social, a instituição tem buscado somar esforços com a sociedade e autoridades do setor de saúde, visando prevenir e minimizar os impactos decorrentes da doença.
Nesse momento tão desafiador no contexto da saúde pública, social e econômica, diversos Órgãos e Unidades Acadêmicas da UFV tem buscado oferecer a sua contribuição. Conheça algumas das iniciativas que estão sendo desenvolvidas:
A comissão é composta por servidores da instituição e tem como propósito discutir, planejar e elaborar soluções voltadas para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença a partir da disponibilidade do potencial de produção da UFV, integrando os diversos campos do saber. O foco inicial dos trabalhos da comissão são: o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde e população, preferencialmente com tecnologia de baixo custo; criação de produtos ou serviços que possam melhorar a assistência em saúde ao paciente infectado (prevenção, diagnóstico e tratamento); desenvolvimento de soluções digitais para controle, monitoramento e previsão da disseminação do vírus e criação soluções de apoio e monitoramento dos pacientes em confinamento domiciliar ou quarentena hospitalar.
Produção de Equipamentos de proteção individual
Um grupo de pesquisadores da UFV iniciou a produção de máscaras de proteção (face shield) a partir da utilização de quatro impressoras 3D dos departamentos de Física, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção e Mecânica. Os equipamentos são para uso dos profissionais de saúde que lidam no combate à Covid-19. Por meio de testes foi possível chegar em um modelo mais adequado para esta finalidade, cuja produção em escala teve início no dia 31/03. A estimativa é de que sejam produzidos 25 EPIs por dia que inicialmente serão destinados aos hospitais e laboratórios de Viçosa e Região.
Credenciamento de seis laboratórios pela Funed para realização de testes de detecção do coronavírus
Seis laboratórios UFV (cinco do campus Viçosa e um do campus Rio Paranaíba) estão entre os 19 credenciados no estado para realização de testes de detecção do coronavírus. Os pesquisadores da instituição já se encontram á disposição para realizar as análises por meio de amostras coletadas de pacientes com suspeita da doença. Estima-se que serão realizados cerca de 200 testes por dia e que os resultados serão liberados em até 48 horas.
Monitoramento de casos de Covid-19 e criação de um mapa de risco para o Brasil
O Doutorando em Física na UFV, Wesley Cota desenvolveu um mapa interativo que traz dados sobre a situação do coronavírus no país. O material teve recentemente destaque pela BBC como um dos espaços da internet que mostram dados sobre a situação do coronavírus no país. Wesley está fazendo doutorado sanduíche pelo PDSE/Capes no Grupo de Modelagem Teórica e Aplicada do Instituto de Biocomputación y Física de los Sistemas Complejos da Universidad de Zaragoza. Ali ele participou da criação de um modelo computacional para predição da incidência de coronavírus na Espanha, que vem sendo adaptado para outros países.
Doação de três mil litros de álcool para contenção do coronavírus
A Instituição irá produzir cerca de três mil litros de álcool líquido 70% m/m nos próximos quinze dias para ser usado por pessoas que estão trabalhando nos serviços essenciais da Universidade e para ser doado aos hospitais. Além disso, o álcool será doado para Unidades Básicas de Saúde, Lar dos Velhinhos e outras instituições que precisem do produto para prevenção da Covid-19. Desde o início da pandemia, já foram produzidos pela UFV 140 litros de álcool graças ao apoio de diversos departamentos e responsáveis por laboratórios https://youtu.be/twDN8gGsEow