Conheça os projetos aprovados no Processo de Seleção do tecnoPARQ Acelera!

Publicado em

O TecnoPARQ/UFV parabeniza e dá boas-vindas aos empreendedores responsáveis pelos projetos de negócios aprovados na Chamada do tecnoPARQ Acelera 2019. As propostas submetidas passaram por uma banca de avaliação remota de projetos que foi realizada na sexta-feira (dia 08/05).  

O tecnoPARQ Acelera visa desenvolver projetos com grande potencial de mercado e reunir as melhores propostas tecnológicas nas grandes áreas dos setores: Florestal (Forestry 4.0), Agronegócio (AgroInova) e Cafeicultura (Avança Café). O programa de aceleração atua no intuito de qualificar os participantes em temas de desenvolvimento de produto, conectando-os às mais recentes metodologias de desenvolvimento de negócios de alto impacto. Além disso, o tecnoPARQ Acelera visa promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de tecnologias advindas da universidade, sempre em parceria com professores, laboratórios e departamentos.

Clique aqui para conhecer mais sobre o tecnoPARQ Acelera!

Os proponentes foram avaliados por uma banca de avaliação composta por Jucélia Maia (Coordenadora do tecnoPARQ); Francylara Castro (Coordenadora da Incubadora), representando as empresas vinculadas; Prof. Murilo Zerbini - representando a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação – PPG; Marcos Reis - representado o Senar e responsável por avaliar os projetos do Agroinova;  Dr. Omar Rocha - representado a Embrapa Café e responsável por avaliar os projetos do Avança Café e Prof. Gleison Santos representando a SIF  e responsável pela avaliação dos projetos do Forestry 4.0.

Os critérios de avaliação buscam mensurar nos candidatos os indicadores de compreensão da equipe sobre a solução tecnológica a ser desenvolvida, plano para o desenvolvimento da tecnologia, capacidade da equipe para o desenvolvimento da tecnologia, grau de impacto e inovação da solução proposta e modelo de negócio da startup.

Conheça os 6 projetos que foram aprovados e que irão participar desta edição do tecnoPARQ Acelera:

AgroInova:

Nutrisolver

A Nutrisolver desenvolve uma solução para avaliar as características físicas, de digestibilidade e da matéria seca dos alimentos utilizada na produção de ruminantes. Atualmente, o mercado fornece alternativas restritas para a caracterização de dietas em fazendas. Adicionalmente, os equipamentos disponíveis no mercado são dispendiosos, manuais e subjetivos, pois os métodos dependem diretamente do manipulador. Com isso, o conjunto de soluções Nutrisolver se propõe a fazer todas essas operações automaticamente por meio de um dispositivo, de forma padronizada, com custo mais acessível.

Pulverizador Aranha

A startup desenvolveu o Pulverizador Aranha que é um equipamento autônomo voltado para a aplicação de defensivos agrícolas. O pulverizador desenvolvido tem a possibilidade de se movimentar nos eixos XYZ, alcançando precisamente o seu alvo nos melhores horários de aplicação, além de atender qualquer demanda de calda. O resultado é alta eficiência de aplicação, menor risco de contaminação do ambiente e de trabalhadores e menor custo de aplicação.

Forestry 4.0:

Sistema de Tomada de Decisão Silvicultural (STDS): Monitoramento e Controle de Qualidade na Produção de Mudas de Espécies Florestais

Trata-se de uma solução que permite monitorar remotamente a qualidade das mudas de florestas comerciais, emitindo avisos automáticos de ocorrência de estresses térmico e hídrico, e incidência de pragas e doenças, baseado em padrões preestabelecidos. Permite também determinar o momento de mudança de fase (ambiente das diferentes casas de vegetação), além de indicar o momento ideal de expedição. Para isso a ferramenta conta com um subsistema de aquisição e armazenamento de dados, sendo capaz de realizar cálculos baseados em modelos agrometeorológicos, emitindo os relatórios e avisos remotamente para os smartphones e computadores dos usuários.

Monitoramento remoto de mudas

A startup desenvolve um sistema de monitoramento automatizado de mudas, identificado por sensores, com respostas just in time a respeito da saúde das mesmas, para facilitar e tornar mais eficiente a classificação da qualidade. O diferencial da solução consiste em um software que será capaz de exibir em um mapa intuitivo as áreas que existem irregularidades nas cepas ou mudas, facilitando a identificação de maneira rápida, reduzindo assim as perdas e gastos excessivos.

Fertilização Just in time

Trata-se de uma solução de automação do processo de fertilização do solo. A tecnologia utilizada para análise será acoplada à implementos e maquinários do setor florestal, e com auxílio das tecnologias de Inteligência Artificial, serão capazes de não só analisar, como também interpretar resultados, tomar decisões e aplicar os insumos para correta adubação do solo.  A tecnologia foca na facilidade e automatização , de forma que a análise do solo será feita naquele momento e o resultado será enviado instantaneamente para um sistema inteligente que irá interpretá-lo com base em um banco de dados gerando maior economia de tempo, de insumos, menor custo de produção e menos demanda por mão de obra no processo de análise e tratamento de solo no setor florestal.

Avança Café:

Agroinn

A startup desenvolve sensores para o monitoramento das variáveis que influenciam no processo de fermentação do café  por meio de IoT /Big Data para o controle e análise de dados . A equipe pretende monitorar as variáveis envolvidas de forma a encontrar parâmetros que se repetem nos bons resultados. Hoje são poucas as propostas para o processo de fermentação em específico que utilizam essas tecnologias.