DemoDay Avança Café Viçosa encerra a 1ª edição do Programa

Publicado em

Na noite do dia 15 de agosto, aconteceu o DemoDay Avança Café Viçosa, evento que encerrou a 1ª edição do Programa de Pré-Aceleração de Startups realizado pela Embrapa Café, em parceria com Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do tecnoPARQ e a Inova Hub da Universidade Federal de Lavras. Este foi o primeiro programa voltado exclusivamente para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para a cadeia produtiva do café criado com o intuito de impulsionar empresas e projetos nascentes, fornecendo conhecimento, oportunidades e conexões.

O encerramento do evento foi destinado a apresentação de pitches das startups finalistas do Programa, entre elas estavam: Certificafé, Promai, LogExpress e Farmly. As apresentações foram avaliadas pela banca de especialista do setor cafeeiro e desenvolvimento de pesquisa; Omar Cruz Roca, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa; Tiago Barros, Analista Técnico Econômico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Raul Narciso Carvalho Guedes, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa; e Silvana Maria Novais Ferreiro Ribeiro, Superintendente do Instituto Ernesto de Salvo – INAES. Na classificação final, a Farmily ficou em primeiro lugar, seguida da LogEspress e  Promai.

Sara Nacarate, Coordenadora de Aceleração do Avança Café, apresentou as diretrizes do Programa e quais foram os resultados obtidos nesta primeira edição, os desafios enfrentados e os frutos colhidos durante todo o processo de acompanhamento e pré-aceleração das startups participantes. Antônio Herbelê, representante da Embrapa Café e Tiago Barros, Analista Técnico e Econômico da OCB, acrescentaram a importância da realização de programas que visam incentivar o desenvolvimento de tecnologistas voltadas para o produtor rural.

 

Sobre o Programa:

O Avança Café foi composto por duas etapas, sendo a primeira de ‘sensibilização e prospecção’, que aconteceu nos meses de março e abril de 2019 e a segunda de ‘pré-aceleração’, que aconteceu de maio a julho de 2019.

Na primeira etapa foram realizadas palestras, reuniões, meetups, dia de campo e maratonas de desenvolvimento de ideias, conhecidas como hackathons. Na sequência, a segunda etapa foi a pré-aceleração, que teve duração de 12 semanas, sendo fornecido às equipes participantes subsídios para formação das startups por meio de conteúdos teóricos e práticos, treinamentos, mentorias e acompanhamentos. 

Galeria de Imagens