ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

DemoDay marca o encerramento da 10ª Edição do Programa de Pré-Incubação

Publicado em
Evento contou com a apresentação dos projetos, com três premiações, além da exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o processo de Pré-Incubação

Na última segunda-feira (03), aconteceu no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV) o DemoDay, evento inovador com o objetivo de promover a interação entre os atores importantes do ecossistema empreendedor de Viçosa, tais como os empreendedores, a comunidade, parceiros e investidores, além de apresentar os projetos pré-incubados e os principais resultados obtidos na 10ª edição do programa, que é realizado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) CenTev.

O evento se configura em uma das melhores oportunidades para que a sociedade, empreendedores e investidores conheçam, apoiem e compartilhem dos novos empreendimentos provenientes dos programas de Pré-incubação, Incubação e outras iniciativas de empreendedorismo e inovação em Viçosa.

Ao início do evento, a coordenadora da IEBT/CenTev, Natália Ferreira reconheceu a importância do trabalho desenvolvido por toda a equipe e pelos participantes agora pré-incubados. Para ela, a turma teve destaque devido à grande interação entre eles com a equipe e o engajamento diferenciado entre os participantes que evoluíram bastante em pouco tempo. Prova disso é que dos 12 projetos que iniciaram no programa, mais de 50% chegaram ao final.

Ainda segundo ela, a equipe da IEBT desenvolveu um trabalho muito importante para que estes resultados fossem satisfatórios, como o aprimoramento da metodologia, utilizando novas ferramentas e realizando o DemoDay que serviu como estímulo para uma melhor preparação dos projetos.

O Gerente de Acompanhamento Empresarial da IEBT, Samuel Ottomar, fez um apanhado histórico sobre o Programa da Pré-Incubação, com dados resultantes do trabalho realizado desde a criação até hoje, além de enfatizar os objetivos, a metodologia utilizada e os resultados da turma desta edição. 

Em seguida, o evento teve continuidade com a apresentação dos Pitchs dos sete projetos pré-incubados que concluíram o programa, onde puderem apresentar o seu modelo de negócio e os resultados alcançados durante esta edição do Programa. E com sete minutos de exposição oral, os participantes tiveram a oportunidade de expor seus projetos a empresários, futuros investidores e outros entusiastas interessados na inovação.

As apresentações também tiveram por objetivo uma avaliação de um comitê composto pelos membros: Prof. Claudio Mafra, membro do Conselho de Administração do CenTev; Josnei Moreira, da Clonar Engenharia; Frederico Bittencourt, Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (Nudese); Rodrigo Gava, Presidente da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI); Sidney Sousa, Diretor comercial da Profitus e Marcus Vinícius Mol, Analista técnico do Sebrae Minas.

Além disso, o público presente pôde, por meio de uma dinâmica de investimento virtual fictício, investir em cada projeto pré-incubado como forma de avaliação mediante as apresentações feitas anteriormente.

A empresa Avalia fácil recebeu os prêmios de “Melhor projeto pré-incubado de 2016” que teve como base a pontuação do seu desempenho ao longo do programa e “Investimento Inovativo” proveniente da dinâmica de investimento virtual. O projeto pré-incubado da Eligis foi selecionado pelo comitê avaliativo como a melhor apresentação de Pitch.

Após a divulgação dos vencedores nestes critérios, todas as empresas receberam o certificado de participação no programa e seguiram para um café de integração, onde também foi um momento de exposição dos produtos desenvolvidos pelas empresas.

Os projetos que participaram até o final do programa foram: Avalia Fácil, Cheiro de Saúde, Eligis, ENTO - Soluções e Pesquisa, República do Malte - Brew Club,  Vértice Engenharia e WGV Agroconsultoria LTDA.

Lembrando que o Programa da Pré-Incubação tem o papel de encaminhar empreendedores que precisam de suporte e orientação para concretizar sua ideia, transformando-as em um negócio.

Para dar continuidade a este processo, a IEBT/CenTev também realiza o programa de Incubação, que oferece condições para o empreendedor se aprimorar nas áreas de gestão e comercialização, visando aumentar o potencial de sucesso do negócio. O edital é de fluxo contínuo, permitindo que sejam feitas inscrições a qualquer momento.

Nesse sentido, a expectativa é de que a partir de agora os participantes do programa da pré-incubação participem do processo de incubação podendo desenvolver ainda mais a sua empresa até que ela atinja a maturidade necessária para se graduar, além de ter a possibilidade de concorrer ao edital do Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ, tornando possível a permanência no ambiente do CenTev.

Galeria de Imagens