Diretora Executiva do CenTev realiza reunião com comissão do Sebrae/MG e reitor da UFV

Publicado em
A comissão do Sebrae/MG falou sobre o programa DEL e sobre a atuação do Sebrae
Equipe CenTev em reunião com comissão do Sebrae/MG e Demetrius David da Silva, reitor da UFV

No dia 14 de junho, sexta-feira, aconteceu no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), uma reunião entre membros da administração do CenTev, representantes do Sebrae/MG e reitor da UFV, Demetrius, David da Silva, para discutir a parceria de longa data entre as partes e apresentar os novos posicionamentos do Sebrae e como a UFV e o CenTev são peças chave nesse momento.

Na ocasião estavam presentes: Prof. Marcelo Jose Braga, Diretor do IPPDS; Daniela Santana de Araújo, Assessora da PEC; Profª. Adriana Ferreira de Faria, Diretora Executiva do Centev/UFV; Galvão Borel Emerick, Analista técnico do SEBRAE da Regional da Zona da Mata e Vertentes, responsável pelo Escritório do SEBRAE situado no Município de Viçosa; João Cruz Reis Filho, Diretor Técnico do Sebrae MG; Anízio Dutra Vianna, Analista Técnico da Unidade de Articulação para o Desenvolvimento Econômico do SEBRAE Minas; Cássio da Silva Duarte, Analista Técnico da Unidade de Articulação para o Desenvolvimento Econômico do SEBRAE Minas; Anderson Costa Cabido, Analista Técnico da Unidade de Indústria, Comércio e Serviços do SEBRAE Minas; Jucélia Maria Lopes Maia Roberto, Coordenadora da Incubadora; Luciana Ramos Soares, Assistente de Projetos do SEBRAEtec pelo Centev/UFV; José Luís Rufino, Superintendente do Centro de Excelência de Café da UFV; Demétrius David da Silva, Reitor da UFV.

Durante a reunião aconteceu a apresentação do Programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local, criado pelo Sebrae/MG. A abordagem DEL baseia-se na atuação do Sebrae em duas grandes frentes em busca da competitividade: a primeira com foco no Pequeno Negócio, no que diz respeito ao aperfeiçoamento da gestão e eficiência. Já a segunda, a ênfase é no Ambiente de Negócios criando as condições necessárias para o empreendimento se desenvolver e crescer. Neste contexto, as diretrizes do Programa DEL vão ao encontro dos objetivos do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Viçosa, motivo pelo qual, o mesmo foi contatado pelo SEBRAE/MG para atuar como parceiro desta iniciativa apoiando a construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico da Zona da Mata. Segundo eles, a ideia é integrar diversos atores em prol deste Projeto, incluindo as universidades, cooperativas, prefeituras, associações empresariais, entre outros.

Na oportunidade, os participantes referenciaram alguns Projetos executados pela UFV que contribuíram para o desenvolvimento local e regional, configurando-se como possíveis linhas de ações do Projeto. Além disso, ressaltaram a importância deste trabalho contemplar o incentivo ao empreendedorismo, o fomento a várias culturas da região, além da, atração de empresas e a redução dos obstáculos para a competitividade dos negócios.

Como encaminhamento ficou definido a criação de uma agenda comum de atividades que será encaminhada na próxima semana.

Galeria de Imagens