- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- Diretora Executiva do tecnoPARQ/CenTev/UFV é reeleita para como Presidente da Rede...
Diretora Executiva do tecnoPARQ/CenTev/UFV é reeleita para como Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI)
Publicado emA Rede Mineira de Inovação (RMI) realizou na sexta-feira (24/02) sua Assembleia Geral Ordinária, para a eleição da nova diretoria, para a gestão 2023/2025. A RMI foi fundada em 1997, sendo uma associação que visa ao estudo, à pesquisa e à experimentação de novos métodos sócio produtivos e à respectiva divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, com a finalidade de fortalecer o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação no Estado de Minas Gerais.
Em assembleia, a Professora Adriana Faria, diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), órgão da UFV responsável pela gestão do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) foi reeleita para mais um mandato como presidente da RMI, destacando-se como uma liderança reconhecida e atuante na inovação no estado de Minas Gerais. Conforme apontado pela então Vice-Presidente da RMI, Raquel Resende, a “Profa. Adriana é referência em gestão da inovação, no Brasil e no mundo, contribuindo para o estabelecimento de projetos e iniciativas voltados ao desenvolvimento econômico e social do estado de Minas Gerais, sendo uma liderança para os ambientes de inovação de Minas Gerais, como aceleradoras, incubadoras e parques tecnológicos”. “A reeleição da Diretora Executiva do tecnoPARQ, para mais um mandato na presidência da RMI reforça a liderança e atuação da UFV para a promoção do empreendedorismo inovador”, conforme apontado pela Coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Maia, que foi reconduzida para o Conselho Fiscal da RMI.
Além da presidente, a nova diretoria da RMI conta com a vice-presidente Manuela de Oliveira Botrel, representando o Ciaem - Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras, da Universidade Federal de de Uberlândia (UFU); a diretora Silvana de Araújo Marques Braga, da Fumsoft; e a diretora Sara Gonçalves Antunes de Souza, da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. O Conselho Fiscal é composto por Dionir Dias de Oliveira Andrade, da Unitecne/Uniube; Giselle de Paula Queiroz Cunha, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Unifei); e Jucelia Maria Lopes Maia Roberto, do tecnoPARQ /UFV. Como suplente, Fabrício Pablo Virgíneo de Campos, do Critt da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O Conselho Consultivo é composto pelos ex-diretores RMI: Ana Cristina de Alvarenga Lage, Renato de Aquino Faria Nunes e Rogério Abranches da Silva, e pelos conselheiros Felipe José Fonseca Attié (Superintendente de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), José Alberto Sampaio Aranha (Consultor e ex-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, Anprotec), José Antônio Silvério (Coordenador-Geral de Ambientes Inovadores e Startups do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim (Engenheiro e ex Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, MCTI), Rafael Marques Pessoa (Assessor Técnico de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, Fapemig), e Raquel Mendonça do Vale Resende (Empresária e ex vice-presidente da RMI).
De acordo com a Profa. Adriana, “a nova diretoria da RMI segue com o importante desafio e compromisso de promover o desenvolvimento de ações que visem a consolidação e o fortalecimento do ecossistema de inovação mineiro, contribuído com a criação de novas startups e, especialmente, com a geração de emprego e renda de qualidade, trazendo desenvolvimento econômico e social para o nosso estado e país”.
Mais informações: https://rmi.org.br/