- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- Emerge Labs – edição Ciências da Vida - busca 16 projetos de base científica
Emerge Labs – edição Ciências da Vida - busca 16 projetos de base científica
Publicado emO EmergeLabs é um programa que visa estruturar os negócios de base científica e alavancar o valor de mercado destes empreendimentos e suas tecnologias, no qual há o desenvolvimento de competências empreendedoras específicas para projetos de base científica, mentoria especializada para estruturação do negócio em torno da tecnologia, além de networking entre estes atores. Com o acompanhamento direto da evolução desses projetos em direção ao mercado, acesso a rede de cientistas empreendedores, mentores e especialistas com backgrounds diversos, há a possibilidade de alavancar o valor de mercado das tecnologias e negócios. As áreas foco são: alimentação, nanotecnologia, saúde e biotecnologia. Serão selecionados 16 projetos participantes.
Fomentar e fortalecer a inovação tecnológica no Brasil via empreendedorismo de impacto social. Na prática, apoiar jovens cientistas que estão desenvolvendo pesquisas nas áreas de biotecnologia e saúde, nanotecnologia ou alimentos; inovações com real potencial de mercado e de impacto socioeconômico. Com essa proposta, o Emerge Labs está em busca de 16 projetos de pesquisa liderados por cientistas, pesquisadores, professores e profissionais de startups. Os selecionados vão integrar um laboratório de inovação, voltado a tirar as ideias do papel e do ambiente acadêmico. A inscrição para a formação pode ser feita até 22 de julho pelo site www.emerge.org.br/labs.
Para a inscrição no Emerge Labs, o candidato deve preencher o EmergeLevel, em que será gerado um relatório gratuito da sua tecnologia, e um questionário com informações pessoais, da equipe e informações finais. O processo seletivo irá avaliar o perfil dos candidatos pela sua criatividade, audácia, habilidades de comunicação e potencial de impacto socioeconômico do projeto.
Segundo Guilherme Rosso, presidente da Emerge, o laboratório é um desafio que privilegia a prática para que os participantes transformem ideias em soluções mercadológicas de impacto social e com rentabilidade. “No nosso manifesto, defendemos que a inovação não vem de Marte, dos Estados Unidos ou dos robôs. Ela nasce de conhecimento, encontros e motivação para resolver problemas. A inovação nasce de gente que sozinha ou em grupo se dedica para criar novas ou melhores soluções para problemas novos e antigos; gente que desenvolve habilidade para criar, combinar e inventar. Em universidades de todo o mundo há uma geração de inovadores brasileiros. O nosso papel é achar, conectar e apoiar quem está criando o novo em prol de um mundo melhor”, afirma.
A iniciativa vai ao encontro de um campo em expansão da inovação social no país. “O Emerge Labs está nessa esfera de identificação, apoio e conexão de jovens inovadores; brasileiros que estão desenvolvendo pesquisas e tecnologias com alto potencial de impacto social. Apoiamos uma iniciativa que busca dar suporte para que essas inovações cheguem ao mercado e melhorem a vida das pessoas”, afirma Talita André, da Fundação ARYMAX.
“Queremos ter um papel de protagonista nesse ecossistema de inovação brasileiro, colocando-nos como um catalisador da relação da universidade com o mundo de negócios”, diz Moacir de Miranda Oliveira Junior, chefe do departamento de administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Com uma edição bem sucedida em 2017, a Emerge aprimora a edição de 2018 do programa com diversos conteúdos e novidades.
Programa
Em um programa de quatro meses e 32 horas de formação presencial, subdividido em quatro blocos, os participantes terão acesso a um conteúdo exclusivo e a suporte para aprimorar a ideia ou protótipo, levando-os do papel e bancada rumo ao mercado. O Emerge Labs apresenta conceitos, conteúdo e cases nacionais e internacionais de processos de inovação, pesquisa e desenvolvimento, e go-to-market – abordando temas relacionados à identificação de oportunidades, colaboração, milestones, cadeia de adoção, prototipagem, propriedade intelectual, criação de negócios e articulação de parceiros, clientes e recursos para inovações tecnológicas. O programa também tem abordagem prática voltada às iniciativas dos participantes, conta com a presença de convidados especiais, dinâmicas e desafios práticos para que jovens avancem em suas ideias rumo ao mercado.
Coordenado cientificamente por Marcelo Sousa, PhD Havard/USP, foi professor de empreendedorismo do Insper e recebeu prêmios acadêmicos nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento na lista MIT Under 35 Latam em 2018. Fundador e Cientista Chefe (CSO) da startup Bright Photomedicine, criada a partir da tecnologia desenvolvida durante o doutorado, elevou seu valor de mercado 50 vezes nos últimos 3 anos. Também é formado em empreendedorismo tecnológico em Columbia com Steve Blank e Lemann Fellow.
Haverá a participação de 16 alunos do programa de pós graduação da FEA-USP em que ocorrerá a oportunidade de networking entre os cientistas e os alunos de negócios, possibilitando a criação de sociedades por meio das formações complementares.
Uma rede de cientistas, empreendedores, professores da FEA-USP e advogados especialistas em propriedade intelectual irão mentorar os projetos.
Ocorrerá o Demoday, aberto ao público, no dia 28 de novembro às 19 horas para apresentação dos projetos e suas evoluções para investidores e interessados.
As atividades presenciais acontecerão na Faculdade de Economia, Administração da Universidade de São Paulo.
CRONOGRAMA
O quê? |
Data |
Período de inscrições |
11 de junho a 22 de julho |
Entrevistas |
23 de julho a 28 de julho |
Seleção dos participantes |
29 de julho a 30 de julho |
Divulgação dos selecionados |
30 de julho |
1º Encontro Presencial em São Paulo |
25 de agosto (9hs às 18hs) |
2º Encontro Presencial em São Paulo |
22 de setembro (9hs às 18hs) |
3º Encontro Presencial em São Paulo |
20 de outubro (9hs às 18hs) |
4º Encontro Presencial em São Paulo |
28 de novembro (9hs às 17hs) |
Demoday |
28 de novembro (19hs às 21hs) |
Inscrições: www.emerge.org.br/labs