ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

Empreendedorismo em tempos de crise foi debatido no INOVAR 2016

Publicado em
Em sua 7ª edição, o INOVAR reúne interessados em discutir empreendedorismo, inovação e desenvolvimento

Foi realizada nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, no Auditório Fernando Sabino da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a 7ª edição de um dos maiores eventos sobre empreendedorismo, desenvolvimento e inovação da Zona da Mata, o INOVAR 2016. O evento, promovido pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev/UFV, é parte do maior movimento empreendedor do mundo, a Semana Global do Empreendedorismo, que ocorre simultaneamente em mais de 140 países a cada ano e tem como objetivo fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Na edição deste ano, o INOVAR que teve por tema “Em tempos de crise, crie!”, reuniu universitários, professores, profissionais e empresários das mais diversas áreas de atuação. Com uma programação recheada de grandes nomes do mundo dos negócios, os palestrantes puderam compartilhar com os participantes suas experiências profissionais, seus desafios para inovar e como conseguiram ter sucesso no mercado apesar do tempo de crise não parecer favorável.

No dia 31 de outubro, o evento ocorreu das 18h às 22h. A cerimônia de abertura foi realizada pela Magnífica Reitora da UFV, Professora Nilda de Fátima Soares; pelo Professor João Carlos Galvão, Presidente do Conselho Administrativo do CenTev/UFV e Vice-Reitor da UFV; pelo Diretor Executivo do CenTev/UFV, Professor Sérgio Oliveira de Paula e pela Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) Natália Michele Ferreira.

Às 18h30 houve a Palestra Magna do sócio da Orgânica, que já foi executivo da NETSHOES, Renato Mendes, que contou um pouco da sua trajetória. E em sua palestra Renato Mendes enfatizou que “O novo sempre vai vir. Sempre vai ter alguém fazendo algo melhor do que a gente faz” e complementou indagando os participantes: “Como a gente reage a isso? Devemos ser pacíficos iguais aos taxistas que não recebem mais nenhuma chamada porque os aplicativos estão tomando o mercado deles ou devemos ser proativos na história? Esse é um jogo que devemos estar constantemente checando o que está acontecendo e adequando a nossa estratégia para obter sucesso” finalizou.

Ainda na segunda-feira houve um painel de debate, baseado do tema do evento, com os empreendedores Paulo Adriano, chefe executivo da Patsos Biotecnologia, Matheus Pires Outbound Marketing da SambaTech e Cláusio Barbosa, CTO e co-fundador da Even3. Eles apresentaram todo o percurso de suas empresas até chegar onde chegaram, expondo as dificuldades encontradas e como conseguiram “superar” este momento de crise. E ainda responderam as perguntas dos participantes.

O segundo dia de evento que ocorreu de 8h às 12h, foi marcado pelo painel “Alavancando seu negócio na crise: arrecadando parceiros e recursos” e pela final do 3º Concurso de Ideias para a Criação de Negócios Inovadores.

No painel Rodrigo Sá, Head de estratégia com investidores da SEED, Vinícius Magalhães, Supervisor de aceleração da Criatec e o Pedro Drummond, Gerente de negócios da SEED compartilharam um pouco de suas experiências, dando dicas e tirando dúvidas dos participantes.

Finalizando o evento, foram apresentados os pitches finalistas do 3º Concurso de Ideias para a Criação de Negócios Inovadores e os vencedores foram:

1º lugar: Laboratório de análises e consultorias na fitonematologia.

2º lugar: SpotChef - Comida que aproxima, histórias que alimentam.

3º lugar: Planta de fabricação de agregados reciclados para a Construção Civil.

Essa edição do INOVAR foi por si bastante inovadora contando com um palco bem diferenciado dos outros anos e com uma extraordinária participação do membro da equipe Sourcing da Fundação Estudar, Henrique Melo, sendo o cerimonialista do evento.

O INOVAR é um evento realizado anualmente que visa sensibilizar a comunidade sobre a importância do empreendedorismo como agente propulsor de desenvolvimento social e econômico, e integrar estudantes e profissionais, das mais diferentes áreas de formação. Faça parte desse movimento, contamos com sua participação no Inovar 2017!

Galeria de Imagens