ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

Empresa Incubada da IEBT lança aplicativo de denúncias sobre mau uso da água

Publicado em
O aplicativo DenunciApp é gratuito e permite maior interação entre usuário e o SAAE Viçosa

A Studium Tecnologia da Informação, empresa Incubada da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT/CenTev), desenvolveu o aplicativo DenunciApp para facilitar e diversificar os modos de denúncias sobre desperdício de água.

            Em meio à crise hídrica enfrentada por diversas cidades brasileiras é preciso conscientização sobre os reais usos da água. Pensando nisso, a empresa firmou parceria com o SAAE Viçosa que irá possibilitar o maior contato entre usuários e a companhia de abastecimento.  O aplicativo, disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e IOS (em breve), permite o envio de denúncias relacionadas a desperdícios, vazamentos e falta de água.

Para um dos idealizadores do projeto, Hugo Arantes, a partir do atual cenário de abastecimento de água, muitas pessoas iniciaram movimentos para fiscalização e conscientização das atitudes relacionadas ao consumo e vários portais de notícias incentivaram a publicação de denúncias sobre o uso inadequado dos recursos hídricos. “Essas ações demonstram o interesse da população em ser parte atuante na solução do problema. O DenunciApp vai colaborar para despertar ainda mais a consciência quanto à preservação dos recursos naturais”, afirma.

            Ao acessar o DenunciApp, o usuário deverá preencher uma breve descrição sobre a denúncia, podendo também enviar fotos, vídeos ou alguma mídia já salva no celular. Não é necessário que esteja conectado à internet no momento de envio, pois assim que o dispositivo detectar alguma rede a denúncia será enviada. O conteúdo também poderá ser publicado no Facebook.

            Além disso, no momento do registro, o aplicativo identifica automaticamente a data, hora e a localização do usuário, definindo, por meio da geolocalização, o estado, cidade e rua onde o problema foi detectado. Sendo assim, o SAAE poderá localizar o local que está precisando de verificação com mais eficiência e resolver o problema mais rapidamente.

Outra funcionalidade do canal exclusivo das companhias é a geração de mapas de desperdício, vazamentos e falta de água, divididos em cidades e bairros, a partir dos dados coletados pelo aplicativo, que podem ser utilizados pelas empresas para localizar os pontos mais críticos no aparecimento de problemas.

“O DenunciApp vem para facilitar a comunicação entre os usuários e as empresas de abastecimento. Ao invés de denúncias via telefone ou formulários de contato na web, o aplicativo reúne recursos de mídia, geolocalização e o momento da ocorrência. Com um conjunto mais detalhado de informações, o atendimento às denúncias se torna muito mais eficaz”, ressalta Hugo Arantes.

Se você não morar em Viçosa e quiser utilizar o sistema, entre em contato com a Studium (31 3892 6688 - contato@std1.com.br - www.std1.net) e com a companhia de água do seu município para que seja verificada a possibilidade de sua cidade também contar com esta ferramenta.

 

Serviço:

Onde baixar a versão android :
https://play.google.com/store/apps/details?id=denunciapp.org.agua.saaevicosa

 

Site do aplicativo para maiores informações:
http://denunciapp.org/

 

Fan page no Facebook:
https://www.facebook.com/denunciapp/?fref=ts

 

Desenvolvedor:

Studium – Tecnologia da Informação Ltda
Empresa Incubada - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - CENTEV/UFV
R. Floriano Peixoto nº 66a, Centro, Viçosa-MG CEP 36570-000
tel/fax: (31) 3892 6688 - contato@std1.com.br - www.std1.net