- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- EQUIPE GESTORA DO TECNOPARQ PARTICIPA DE REUNIÕES E PALESTRAS COM EXECUTIVOS DE PARQUE...
EQUIPE GESTORA DO TECNOPARQ PARTICIPA DE REUNIÕES E PALESTRAS COM EXECUTIVOS DE PARQUE TECNOLÓGICO NO PARANÁ
Publicado emA Diretora Executiva do tecnoPARQ, Adriana Faria foi convidada pelo Biopark, um parque científico e tecnológico localizado em Toledo/PR, para participar de reuniões com Luiz Donaduzzi, Fundador do Biopark e Paulo Victor Almeida, Diretor de Negócios do Biopark, com o objetivo de executar um benchmarking e discutir sobre possibilidades de cooperação tecnológica e parcerias entre os parques. Também estavam presentes representando o tecnoPARQ a Coordenadora Jucélia Maria e a Assessora de qualidade Andressa Battisti. A atuação do tecnoPARQ no fomento de um ecossistema de inovação de excelência em Viçosa e região, além da realização de um estudo sobre parques tecnológicos no Brasil feito por Adriana Faria foram os principais motivos que levaram ao convite para participar das reuniões com o Biopark.
Além disso, Adriana também realizou nesta quinta-feira (3), uma palestra sobre a evolução dos parques tecnológicos no Brasil. No dia 03 de março, Adriana apresentou seu “Estudo Sobre os Sistemas de Gestão e Governança dos Parques Tecnológicos do Brasil à luz do modelo da Hélice Tríplice”. Neste projeto, Adriana e sua equipe desenvolveram a Plataforma Eletrônica MCTI-InovaData-Br, que permite a integração e o acompanhamento do desenvolvimento dos Parques Tecnológicos do Brasil, bem como de suas empresas vinculadas. A partir dos dados gerados por meio da Plataforma, está sendo possível compreender melhor como os Parques Tecnológicos brasileiros têm intermediado o relacionamento entre Universidade, Indústria e Governo, equilibrando as aspirações dos stakeholders e da sociedade para o desenvolvimento sustentável. A plataforma MCTI-InovaData-BR foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias de Gestão -NTG, sob a coordenação da Adriana e com o apoio do MCTI, que culminou na publicação do Relatório Parques Tecnológicos do Brasil
Segundo Adriana, “esse estudo permitiu entender a natureza dinâmica dos parques tecnológicos do Brasil e de suas empresas residentes, mas isso é só o começo, uma radiografia do momento. O trabalho de acompanhamento e intervenções é de longo prazo”. Atualmente, o estudo é a melhor radiografia da evolução dos parques tecnológicos no Brasil. Ainda segundo Adriana, esta Plataforma é única no mundo e, por conseguinte, estamos diante de um estudo pioneiro a nível mundial.
A palestra foi realizada para os atores do ecossistema empresarial de Toledo/PR, empreendedores e colaboradores do Biopark.