- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- Estudante de Doutorado da UFV realiza experimentos no Laboratório Compartilhado do...
Estudante de Doutorado da UFV realiza experimentos no Laboratório Compartilhado do tecnoPARQ
Publicado emThamirys Andrade Lopes, estudante de Doutorado da Universidade Federal de Viçosa - UFV, do Departamento de Engenharia Florestal, recentemente mudou seu local de trabalho do campus para o Parque Tecnológico de Viçosa. Segundo ela, o tecnoPARQ foi o local onde ela conseguiu dar prosseguimento à etapa atual dos seus experimentos. Isso porque o equipamento que ela precisava, um liofilizador, estava disponível para uso.
A Thamirys trabalha no Laboratório de painéis e energia da madeira - LAPEM, sob orientação da professora Angélica de Cassia Oliveira Carneira, da UFV, e sob coorientação do professor Gustavo Henrique Denzin Tonoli, da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Seu projeto, “Adesivo uréia-formaldeído modificado com nanopartículas de lignina para colagem de madeira”, têm alto interesse comercial e diversas vantagens em ser parcialmente desenvolvido dentro de um Parque Tecnológico.
Os adesivos tradicionais para colagem de madeira apresentam várias desvantagens, tais como baixa resistência mecânica, baixa resistência à água e emissão de formaldeído. Frente a isso, o LAPEM vem trabalhando para otimizar essas propriedades do adesivo.
Na tese da Thamirys, particularmente, está sendo trabalhado com a nano lignina, tendo em vista que a lignina é um subproduto da produção de celulose com baixo valor de uso, sendo queimado nas caldeiras para geração de vapor e energia. A utilização de nano lignina para aplicação em adesivos para colagem de madeira é uma estratégia que visa melhorar a qualidade dos adesivos e ainda aproveitar melhor este subproduto.
Durante a fase atual dos experimentos, Thamirys precisava retirar a água das soluções de nano lignina para dar prosseguimento aos seus experimentos e o tecnoPARQ ofereceu espaço, infraestrutura e suporte técnico, através da responsável técnica pelo laboratório, Daniela Leocádio.
Este projeto ilustra com perfeição o papel do tecnoPARQ frente ao sucesso da Hélice Tríplice, onde ele trabalha para que a relação Universidade - Mercado - Governo se fortaleça através da colaboração.