Evaldo Ferreira Vilela, ex-reitor da UFV, assume presidência do CNPq

Publicado em

Hoje (17 de abril), Evaldo Ferreira Vilela, ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi nomeado para assumir a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A sua posse será realizada no dia 20/04 em Brasília-DF. A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo, a partir das 11h, no canal do YouTube do MCTIC: https://www.youtube.com/mctic. Evaldo Vilela substitui o pesquisador João Luiz Filgueiras de Azevedo que estava à frente do órgão desde fevereiro de 2019.

Em notícia publica no site da FAEPMIG, Evaldo citou que para um pesquisador, como ele, a indicação para presidência do CNPq é uma grande honra. Segundo o mesmo, na ciência o foco não é o dinheiro, mas sim a colaboração coletiva, pelo prestígio, pela crença de que a ciência é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Informou também que a sua proposta é de agregar a comunidade científica e lutar para o entendimento sobre a importância da ciência. 

Em notícia no site da UFV o Reitor Demetrius David da Silva, citou que “teremos um pesquisador de excelência e um administrador com muita experiência na gestão de ciência, tecnologia e desenvolvimento. Confiamos no sucesso dele para recuperar o CNPq como agência essencial para o apoio à pesquisa no Brasil".

Já o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Guedes apresentou a seguinte fala: “Reconhecemos todos os méritos que ele tem para contribuir para o desenvolvimento do CNPq e do país. O novo desafio é bem-vindo e coloca a UFV em evidência na figura de uma de suas principais personalidades”, disse ele.

Conheça mais sobre Evaldo Vilela:

Evaldo possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1971), mestrado em Entomologia pela USP e doutorado em Ecologia Química, pela University of Southampton, UK, e estágios pós-doutor nas Universidades de Tsukuba (Japão), Nurnberg-Erlangen e California-Berkeley.

Foi Reitor da Universidade Federal de Viçosa (2000-2004). Foi membro de Comitês Assessores do CNPq, CAPES, FAPEMIG e FINEP; da CTNBio e do Comitê do PRONEX, da Comissão Nacional dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT. Foi também Diretor da Fundação de Apoio a UFV FUNARBE e Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil, da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária.

Recentemente, tem se dedicado a Inovação Tecnológica, tendo criado o Sistema Mineiro de Inovação - Simi e atuado no Comitê Gestor do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. É membro da Academia Brasileira de Ciências e foi Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG.