Hack Agro'n’Forest premiou soluções inovadoras para problemas dos setores agrícola e florestal

Publicado em

No final de semana entre os dias 15 e 17 de novembro, aconteceu o Hack Agro’n’Forest, um hackathon promovido pelo tecnoPARQ Acelera, um programa de aceleração que atua no intuito de qualificar empreendedores de forma conectada às mais recentes metodologias de desenvolvimento de negócios de alto impacto do mundo, através de capacitação intensiva. Nessa edição do programa, os setores abordados foram o agrícola e florestal que também foram os temas do evento.

O hackathon tem um formato de competição e consiste na formação de equipes para a resolução de desafios e problemas expostos, com o auxílio de um time de mentores qualificados. O Hack Agro’n’Forest contou com a presença de nove mentores com experiência nos setores agrícola e florestal: Flávio Amaral (SENAR), Harrison Belico (SENAR), Henrique Frederico Santos (SENAR), Brian Neres Vieira, Leandro Cardoso Seveso, Emilay Miranda, Thaissa Mendes Pereira e Arthur Paschoal, além da equipe do Innovation Link, que mapeou as tecnologias que seriam abordadas nessa edição do tecnoPARQ Acelera. O hackathon ocorreu no tecnoPARQ e reuniu 37 participantes de diversos curos, dentre eles Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Agronomia, Economia, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Administração; interessados em desenvolver soluções para os problemas expostos.

O evento se iniciou na sexta-feira com uma abertura sobre o hackathon; uma palestra ministrada por Arthur Paschoal, sócio proprietário da Seediing; um bate-papo sobre as tecnologias abordadas nessa edição, com o Innovation Link; e dinâmicas para formação das equipes. Ao fim do primeiro dia, as equipes já estavam formadas, dando início a estruturação das ideias de negócio de cada uma delas.

No sábado, houveram algumas palestras em formato de bate-papo sobre “Jornada do Cliente/ Proposta de Valor”, “MVP” e “Pitch”, além disso, as equipes continuaram o desenvolvimento das suas soluções para serem apresentadas no domingo. A apresentação das soluções de cada equipe foi feita para uma banca examinadora composta por Jucélia Maia, Coordenadora da Incubadora do tecnoPARQ; Gardiego Luiz da Silva, proprietário da empresa Dinni; e Igor Guadalupe Coelho, proprietário da empresa Jungle. Os três primeiros lugares, foram premiados.

As equipes vencedoras foram, em primeiro lugar, ORAGRO, composta por Priscíla dos Santos Evangelista, Diego Andreão Falquetto, Alex Xavier Pinheiro, Vitor Ribeiro de França, Pedro Fernandes, Victor Castro N. de Faria, com a proposta de prevenção e manejo de pragas e doenças através da análise de dados; em segundo lugar, RAIT, composta por Igor Rodrigues Quintão, Igor Lopes de Faria, João Victor F. Nogueira, William Klippel Huber, Ana Paula Costa do Carmo, Vinícius Alexandre Moreira dos Santos, com a proposta de automatização da classificação física do café commodity, através da utilização de sensores, câmeras e machine learning; e em terceiro lugar, InnoCOFFEE, composta por Lucas Faria, Vitor Resende, Arthur Miranda, Márcio Campos e Takefumi Ushimaru, com a solução proposta de monitorar as variáveis do processo de fermentação do café através da instrumentação e integração de novas tecnologias como Big Data, IoT e Inteligência Artificial, para conseguir analisar e cruzar os dados dos bons resultados visando gerar replicabilidade no processo.

Em depoimento, Vinícius Alexandre Moreira dos Santos, integrante da equipe RAIT, disse:

“Participar do Hackathon foi uma surpresa pra mim, porque nunca tinha participado de um evento assim, não sabia o que esperar. E no decorrer do Hackathon fui percebendo o quão bom é participar desse tipo de evento, por tudo que ele proporciona; fazer networking, conhecer novas pessoas, adquirir conhecimento através de mentorias de pessoas com um conhecimento incrível e também através da equipe da RAIT que soube passar seu conhecimento de uma forma incrível. Por fim, gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização do Hack Agro n' Forest por essa oportunidade e que venham mais eventos como este. ”

Diego Andreão Falquetto, integrante da equipe campeã ORAGRO, também deu um depoimento sobre o evento, reforçando sua relevância na formação profissional:

“O Hackathon foi uma excelente oportunidade de desenvolver e aprimorar skills criativas e colaborativas! Aqui, além de mostrar como é importante o trabalho em equipe, tive a percepção que o modelo empreendedor não está somente em criar novos modelos de negócio, mas também fazer diferente nas organizações que trabalhamos, colocando soluções mais completas no mercado. ”

Mais informações sobre o tecnoPARQ Acelera: http://www.centev.ufv.br/pt-BR/servico/tecnoparq-acelera

Galeria de Imagens