- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- Hacktown Cidades Inteligentes finaliza Week Jr com sucesso
Hacktown Cidades Inteligentes finaliza Week Jr com sucesso
Publicado emFechando as atividades do tecnoPARQ Week, em comemoração à Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, neste final de semana ocorreu o Week Júnior, Encontro das Empresas Juniores da UFV, no âmbito do Programa tecnoPARQ Júnior, seguido do Hackatown Cidades Inteligentes, para os empresários juniores.
O objetivo dos eventos foi sensibilizar e formar os estudantes das empresas juniores da UFV como líderes para o desenvolvimento da cultura empreendedora nos três campi, bem como trabalhar a criação de empresas "filhas" das empresas juniores.
O Week Júnior aconteceu na última sexta-feira (21) e teve como objetivo conectar os empresários juniores da UFV dos diferentes campi, promovendo a oportunidade para discussão de ideias e troca de experiências. O evento trouxe representantes dos Núcleos da Mata e Triângulo, além de representantes da Fejemg, para falarem sobre o papel individual e das Instâncias no Movimento Empresa Júnior, e para discutirem temas relevantes ao desenvolvimento pessoal e profissional dos empresários juniores. Somado a este time foram apresentados os temas “Desafios das Cidades Inteligentes”, pelo palestrante Rafael Pelli, diretor de inovação corporativa do IEBT, “Ansiedade”, ministrado pelo psicólogo Felipe Lisboa, da Divisão Psicossocial da UFV; além de “Cultura Organizacional”, oferecido pela Alimentos Júnior Consultoria, empresa júnior do curso de Engenharia de Alimentos da UFV - Campus Viçosa.
O Hackatown Cidades Inteligentes foi realizado durante o sábado (22) e domingo (23) pelo tecnoPARQ Júnior. Foram 40h de atividades imersivas, durante as quais as equipes constituídas de estudantes de empresas juniores da UFV dos campi de Viçosa e Rio Paranaíba desenvolveram e apresentaram suas propostas de soluções para os principais desafios modernos, no contexto das Cidades Inteligentes.
Durante o sábado, os estudantes foram apresentados a desafios relacionados à mobilidade urbana, sustentabilidade, saúde, educação e lazer, e formaram grupos para desenvolvimento de ideias, validação e MVP. Para isso, os estudantes puderam contar com a mentoria de empresários e especialista de diferentes setores, como:
- Meio ambiente: Ulisses Bifano Comini, da Diretoria de Meio Ambiente da UFV
- Logística e transporte: Brenda Castro, agente de acompanhamento empresarial do tecnoPARQ e empreendedora na Turistar Excursões
- Saneamento básico e 4.0 : Anderson Meira, CEO e cofundador da iPlanus
- Tecnologia e relação humana: Rômulo Balga, CEO da MaxBot
- Tecnologia e Comércio: Théo, sócio fundador da empresa Oriontec
- Cidades Criativas: Professor e Pesquisador Paulo Tadeu
- Comercial e Negócios: Maurício Trindade
- Vendas e comercial: Heitor Carvalho
- Cultura e esporte: Ederley Souza, Secretário de Cultura Esporte e Lazer
- Energia: Renan Nominato, Silas Liu e Lucas Xavier da Digital Grid
- Negócios: Rayane Nogueira e Ester Reis
- Os facilitadores foram Rafael Pelli e Pablo Vieira
À medida em que completavam os desafios, os grupos foram premiados com bótons que davam direitos a regalias e mentorias exclusivas. No domingo, os grupos elaboraram e apresentaram pitchs para a banca do Demoday, composta pelo Professor e Pesquisador Alan Freitas, pelos empreendedores Fernanda Oliveira e Bruno Santana.
Os grupos vencedores foram:
- Time mais rápido: No Waste
Componentes:
Vitória Jakeline Silva - OrganiQ, Bruna Camila Fonseca - Concreta, Gabriela Andrade Alves - OrganiQ, Flávio Vinícius Bastos - Concreta, Lucas Souza Franco - Infoalto
Solução apresentada: Plataforma para mercado de orgânicos B2B, com objetivo de redução do desperdício durante a logística de entrega.
Prêmio: Camisa do evento e kit brinde
- Melhor pitch e Melhor Solução: Mobili
Componentes: Luis Guilherme Guimarães Yarid - Concreta, Lillian Márcia Chaves Araujo - MeNutri, Marcela de Matteo Amorim - Concreta, Allana dos Santos - Tetu jr, João Pedro Ribon Ferreira da Silva - Consenso, Vinicius do Carmo Gomes - InfoAlto
Solução apresentada: Aplicativo para rastreio e mapeamento de rotas mais seguras.
Prêmio: Workshop de Marketing para as EJs envolvidas, Fone Bluetooth para cada membro da equipe + kit brinde
Os eventos foram oferecidos pela Central de Empresas Juniores da UFV (CEMP - tecnoPARQ Júnior.), coordenado pela professora Monique Renon Eller, com o apoio da Coordenação do Programa de Incubação do tecnoPARQ, realizada por Francylara Miranda. Segundo a professora Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do tecnoPARQ, “a realização da Week Júnior e do Hackathon foi uma realização do tecnoPARQ Júnior, que estava sendo planejada com grande expectativa, em função da importância do Movimento Júnior da UFV, para a difusão da Cultura Empreendedora e em particular a criação de novas empresas de base tecnológica".
Galeria de Imagens

















