ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

I Cannabis Colloquium (Desenvolvimento, Ciência E Tecnologia)

Publicado em

O gênero Cannabis tem elevado potencial de uso agrícola e medicinal. Ao longo do tempo as espécies desse gênero foram marginalizadas em todo mundo, inclusive no Brasil. Atualmente existem pressões de vários setores da sociedade para a regulamentação do cultivo e uso das espécies desse gênero, em virtude de seus diversos potenciais.

No Brasil já existem decisões judiciais para importação e plantio para usos medicinais e a Anvisa tem aberto a discussão para a regulamentação de pesquisas com plantas e produtos. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) possui tradição e reconhecimento em inovação científica e pretende participar das discussões a cerca do tema.

Com o objetivo de embasar e fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o assunto, a UFV já possui um grupo de pesquisa sobre a Cannabis, registrado junto ao CNPq com o nome de Grupo Brasileiro de Estudos sobre a Cannabis sativa L. (GBEC), composto por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores das áreas de Fitotecnia, Melhoramento Genético Vegetal, Bioquímica, Química, Medicina, Farmácia, Microbiologia, Direito e Ciências Políticas.

O evento, que está sendo coordenado pelo Departamento de Fitotecnia da UFV em parceria com o Grupo Brasileiro de Estudos sobre a Cannabis sativa L. (GBEC), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Associação Brasileira dos Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA+ME) e a empresa Botanical Produtos Naturais, também conta com o apoio da FAPEMIG, da FUNARBE, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa (CCA/UFV) e Tabacaria Saraiva.

Participarão do evento como palestrantes o Dr. Leandro Ramires (presidente da Associação Brasileira dos Pacientes de Cannabis Medicinal AMA+ME e coordenador do serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFMG), o Dr. Luiz Fernando Fonseca (neuropediatra), Renato da Conceição Oliveira (organizador do "I Seminário da Cannabis: Pesquisar para Conhecer" e representante da UFVJM), Alexandre Vasconcelos (sócio da Botanical Produtos Naturais) e Fernando Antônio Madeira (pesquisador Sênior em Ciência e Tecnologia pelo Instituto de Geoinformação e Tecnologia), além de representantes do poder público e membros do Grupo Brasileiro de Estudos sobre a Cannabis sativa L.

 

Palestras confirmadas:

  • Fernando Antônio Madeira (IGTEC): Extração e purificação de princípios ativos de plantas medicinais.
  • Dr. Leandro Ramires (AMA+ME): Acesso e potencial terapêutico da Cannabis para fins medicinais.
  • Dr. Luiz Fernando Fonseca (Neuropediatra): Uso do canabidiol como tratamento adicional para Epilepsia Refratária: uma nova perspectiva.
  • Renato da Conceição Oliveira (UFVJM):
  • Alexandre Vasconcelos (Botanical Produtos Naturais): Desafios, oportunidades e perspectivas para o desenvolvimento do mercado de Cannabis medicinal no Brasil.

 

Data: 24/05/2018 – 08:00 às 18:00 horas.

Local: Auditório do Fernando Sabino – Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa.

Inscrições apenas ONLINE pelo site: https://www.sympla.com.br/i-cannabis-colloquium-desenvolvimento-ciencia-e-tecnologia__274903

Informações pela página do evento no Facebook: @GBECUFV

Coordenação: Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (DFT).

Parceiros: Grupo Brasileiro de Estudos sobre a Cannabis sativa L. (GBEC), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Associação Brasileira dos Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA+ME) e Botanical Produtos Naturais.

Apoio: FAPEMIG, FUNARBE, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa (CCA/UFV) e Tabacaria Saraiva.