- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- I Desafio Pesquisa, Inovação e Negócios
I Desafio Pesquisa, Inovação e Negócios
Publicado emAconteceu na última sexta feira, 22 de novembro, no CenTev o I Desafio Pesquisa, Inovação e Negócios, organizado pelo TecnoPARQ, Innovation Link, Fapemig e UFV. O evento reuniu pesquisadores de campos diversos, para apresentação, que foi em modelo de Pitch, com intenção de divulgar os trabalhos realizados e capitar recursos para dar continuidade e avançar em suas pesquisas.
O I desafio contou com a apresentação de 10 projetos que, foram avaliados pela banca formada por Jucélia Maia, Coordenadora da Incubadora de Empresa de Base Tecnológica, IEBT, Felipe Mariani, representante da FUNDEPAR, Lucas Maciel, diretor de Novos Negócios do CPT, empresa viçosense ligada à educação e tecnologia e com o professor Evaldo Vilela, diretor da FAMIG que, aproveitou para parabenizar a iniciativa do TenoPARQ e equipe pela realização do evento que, segundo professor Evaldo é de grande importância por fomentar o ecossistema tecnológico de Viçosa e região.
Pelo modelo proposto para a as apresentações, cada participante contou com 10 minutos para apresentar suas pesquisas, evidenciando as vantagens e importância de cada e a banca contou com 5 minutos para questionamentos e dúvidas.
O projeto vencedor do I Desafio Pesquisa, Inovação E Negócios foi o apresentado pelo professor Heverton Augusto, professor da Engenharia Elétrica, intitulado “Equipamento Para Detecção De Problemas Em Painéis Fotovoltaicos” . O projeto consisti na criação de um equipamento capaz de detectar qual ou quais painéis fotovoltaicos estão diminuindo o rendimento do sistema. Segundo Heverton, o equipamento produzido pela sua equipe, busca de maneira rápida e eficiente, através de uma conexão sem fio com um aplicativo instalado no aparelho celular, traçar as curvas característica do painel em tempo real, permitindo assim a detecção de problemas. Apresentou as funcionalidades que o equipamento fornece que, outros produtos no mercado não são capazes. Assim, poderiam disponibilizar no mercado brasileiro um equipamento de qualidade com tecnologia nacional.
A principal limitação, segundo o professor, seria na compra de alguns componentes eletrônicos, que demoram algumas semanas para serem entregues. Além disso, a versão do aplicativo é disponibilizada apenas para sistema Android, o que pretendem mudar.
Os demais projetos participantes foram:
DESENVOLVIMENTO DE FERMENTO PARA PRODUÇÃO DE HIDROMEL (2º lugar)
Apresentado pela pesquisadora Monique Eller, Ciência e Tecnologia de Alimentos, ressaltou que o projeto consiste em detectar microrganismos com capacidade fermentativa e que forneçam atributos sensoriais de interesse para a produção de hidromel. O projeto visa, principalmente, a comercialização fermentos para produtores de todas as Regiões do Brasil, que dependem de um único tipo de fermento para a produção de bebida alcoólica, que precisa ser exportado por um alto custo, principalmente para pequenos produtores brasileiros.
A principal limitação encontrada pela equipe, estão relacionadas com o são os registros do fermento e o depósito das leveduras em bancos internacionais de microrganismos aceitos pelo INPI.
ADITIVO ALIMENTAR CONTENDO COMPOSTOS COM AÇÃO ANTIVIRAL PARA CONTROLE DE VÍRUS DE ABELHA (3º lugar)
O projeto que, tem como pesquisadora responsável Luana Lucas Dutra, objetiva a identificação de compostos naturais e sintéticos com ação antiviral contra o vírus da paralisia aguda de abelhas através da inibição da protease viral. Visa-se também o desenvolvimento de um produto a partir destes compostos que será utilizado como aditivo e incorporado a alimentos comumente utilizados na apicultura. Durante esta pesquisa foi possível obter um composto capaz de mitigar a infecção viral nas abelhas sem prejudicar seu desenvolvimento e a produção de mel e seus derivados. Esse produto já foi formulado para ser facilmente incorporado a prática apícula como aditivo incorporado aos alimentos oferecidos as abelhas e que já são muito utilizados no campo. Será iniciada a etapa de escalonamento de produção.
TESTE RÁPIDO PARA DIAGNÓSTICO NO CAMPO DE MÚLTIPLAS INFECÇÕES DE BOVINOS
O projeto apresentado, tendo como pesquisador responsável Higor Sette Pereira, Bioquímica Aplicada, aponta como objetivo do projeto o desenvolvimento de um teste rápido de baixo custo para detecção in loco da tripanossomíase e neosporose bovina baseado em métodos imunocromatográficos de múltiplas infecções. Ao fim do projeto, espera-se ter estabelecido um kit para diagnóstico da tripanossomíase e neosporose bovina de custo acessível e de fácil manuseio para uso direto no campo. Além disso, tendo o método bem consolidado e estabelecido, o estudo serve como ponto de partida para a busca de novos alvos de modo a ampliar a aplicação da tecnologia.
A principal limitação encontrada é transformar a tecnologia em um produto que seja competitivo no mercado e tenha aceitação dos consumidores.
SIMULAÇÃO E ANÁLISE-TÉCNICA ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE 5-HIDROXIMETILFURFURAL (5-HMF) A PARTIR DO BAGAÇO DE CANA
Fabio de Ávila Rodrigues , responsável pela pesquisa, junto com sua equipe , pretende avaliar a viabilidade da produção de 5-hmf em escala industrial através da simulação de processos desenvolvidos em laboratório. Podendo predizer o custo de produção de 5-hmf e assim comparar com o custo de produção de produtos do petróleo e de outras biomassas e assim implantar indústrias para a fabricação desse produto. De forma que abriria tendências/perspectivas para a aplicação de biomassas na produção de compostos renováveis e fomentar a criação de competências nessa área de simulação de processos químicos na UFV. Através da ferramenta da simulação de processos é possível criar uma empresa e prestar serviços relacionados a desenvolvimento de processos, otimização e integração energética.
As limitações práticas da pesquisa seriam dados experimentais da literatura, pois caso não tenha teria que ir ao laboratório para medi-los.
EXTRAÇÃO E APROVEITAMENTO DO ÓLEO DA MACAÚBA PARA A PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS FINOS.
O projeto apresentado a banca por Sebastián Giraldo, responsável pela pesquisas, visa a criação de uma cadeia produtiva sustentável de sabonetes artesanais finos a partir da extração e aproveitamento do óleo da macaúba, com o intuito de aumentar a renda familiar do pequeno e médio produtor rural da Zona da Mata Mineira. Evitar o êxodo dos produtores rurais, capacitando-os para exercer uma nova atividade econômica, que vinculada a uma cadeia produtiva sustentável irá aumentar a renda mensal e qualidade de vida da comunidade.
A principal limitação seriam as maquinas para processamento e extração de óleo em escala industrial.
USO DA FAGOTERAPIA EM CONTROLE BIOLÓGICO DA MURCHA BACTERIANA CAUSADA POR RALSTONIA SOLANACEARUM
O projeto apresentado por Poliane Alfenas Zerbini, fundamenta-se na elaboração de um produto comercial usando bacteriófagos como forma de controle da doença para que assim, possa verificar a eficiência do controle biológico em campos de produção. Avaliar possíveis mecanismos de resistência da bactéria aos vírus. Avaliar estratégias que minimizem possíveis mecanismos de resistência da bactéria.
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE BAIXO CUSTO PARA PRODUÇÃO DE GLICOPROTEÍNAS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO UTILIZANDO LEISHMANIA TARENTOLAE
Renato Lima Senra, pesquisador responsável pelo projeto, juntamente com sua equipe, visam o desenvolvimento de uma platoforma de expressão de proteínas de baixo custo utilizando linhagens de L. tarentolae geneticamente otimizadas para síntese de glicoproteínas com incorporação de ácido siálico. Por meio de dados obtidos da proteômica quantitativa, metabolômica e bioinformática, auxiliados a metodologias de biologia molecular e biologia sintética espera-se identificar as potenciais rotas metabólicas associadas com N-glicosilação em L. tarentolae, e usar os dados da simulação para definir quais enzimas devem ser incorporadas para produção de glicoproteínas similares a mamíferos e desenvolver uma linhagem qualitativamente capaz de produzir esse padrão de glicosilação. E espera-se também a realização da otimização da produção dessas proteínas para escala industrial.
ROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE CAFÉ SUBMETIDOS AO PROCESSO DE PRÉ-TORRA
Renata Cássia Campos, pesquisadora responsável, e sua equipe, buscam investigar qual melhor condição de pré-torra para cafés especiais, a qual relacionará fatores físico-químicos como teor de água, expansibilidade, cor, massa específica, caracterização enzimática, teor de compostos voláteis característicos, dentre outras características fundamentais, aplicáveis à qualidade da bebida resultante, que serão preservadas durante o armazenamento.
A principal limitação encontrada pela equipe é a rigorosa exigência da ANVISA para testes necessários para validar a atividade do fármaco e o escalonamento de produção das proteínas em protocolos com custo reduzido.
CONTROLES BIOLÓGICO DE ÁCAROS PRAGAS: PRODUÇÃO DE ÁCAROS PREDADORES POR MEIO DE MINIBIOFÁBRICAS DE INIMIGOS NATURAIS
O projeto, apresentado por Franklin de Jesus Pereira, propõe estabelecer um protocolo de montagem de uma minibiofábrica de ácaros predadores sob uma estrutura de túnel baixo para que se possa estimar a capacidade de produção de biomassa vegetal na minibiofábrica para multiplicação do ácaro rajado, afim de estudar a dinâmica de crescimento da população de ácaro rajado na minibiofábrica de ácaros predadores em diferentes sistuações climáticas. Pretende-se também estudar a dinâmica de crescimento da população dos ácaros predadores Phytoseiulus macropilis e Neoseiulus californicus na minibiofábrica em diferentes sistuações climáticas.
Com o desenvolvimento deste projeto espera-se criar informações técnicas voltadas a utilização das minibiofábricas como plataforma de criação massal de ácaros predadores e de outros inimigos naturais. Desta forma vislumbramos a aplicação da tecnologia social para viabilizar o controle biológico para propriedades da agricultura familiar. Por consequência a popularização do controle biológico de pragas impactará positivamente a produção sustentável de alimentos.
Galeria de Imagens


