ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

I EMPREENG UFV: O EVENTO DE EMPREENDEDORISMO DAS ENGENHARIAS

Publicado em
Evento acadêmico voltado para a discussão do empreendedorismo com um público inteiramente formado por engenheiros terá sua primeira edição.

E se as engenharias tivessem um evento acadêmico inteiramente voltado para a discussão do empreendedorismo, o perfil empreendedor e a formação de um novo negócio? É baseado nessas perguntas que os estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa, Felipe Pedersoli e Guilherme Marangon, idealizaram o projeto do Empreeng UFV, evento acadêmico que ocorrerá nas noites de 24 e 25 de maio no auditório do Departamento de Química da UFV, estreando na programação de eventos acadêmicos anuais da Universidade.

Com o Empreeng, estudantes das mais diversas engenharias terão a oportunidade de discutir empreendedorismo com profissionais referência na área, e muitos desses jovens terão a oportunidade de obter o seu primeiro contato com esses conceitos. Galvão Emerick, analista técnico do SEBRAE-MG e palestrante do Empreeng, é um dos que apoia a divulgação dos conceitos do empreendedorismo aos jovens universitários para o desenvolvimento de uma sociedade crítica, criativa e inovadora. “O SEBRAE acredita que a disseminação do empreendedorismo junto à comunidade universitária possibilita a construção de um ambiente favorável à geração de negócios inovadores e sustentáveis. Os debates acerca do tema empreendedorismo dentro das escolas e universidades são capazes de gerar uma massa crítica densa e comprometida com o desenvolvimento econômico local. Além disso, as iniciativas de fomento ao empreendedorismo no meio acadêmico fortalecem o capital empreendedor e estimulam a criatividade”, enfatiza Galvão Emerick.

É por isso que a programação do evento é voltada para os mais diversos temas que envolvem a abertura de um negócio, sem focar exatamente em um tema específico, explica Guilherme Marangon, um dos idealizadores e coordenadores do evento. “Entendemos que nosso público-alvo principal carece de um conhecimento mais amplo sobre as possibilidades dentro do empreendedorismo. Por isso, pensamos nessa programação tão abrangente que, ao mesmo tempo que permite o primeiro contato ao novato no assunto, também agrega conhecimento àquele que já está ligado no empreendedorismo há mais tempo”, afirma Guilherme.

O Empreeng começa na noite de 24 de maio, às 18h00, com a palestra “Por que o empreendedorismo pode ser uma solução para você?”, por Helaindo Junior. A palestra promete abrir o evento falando sobre o perfil empreendedor e como a inovação se faz presente nas pessoas que empreendem. Para ilustrar o que Helaindo trata em sua palestra, haverá logo em seguida a Mesa Aberta intitulada “Empreendedores Locais de Sucesso”, com a participação de Alessandro Teixeira (Cientec), Luiz Filipe (Churros no Barril), Gabriel Marangoni (Hakuna Batata) e Romulo Braga (Ther Sistemas), onde os congressistas poderão participar de um bate-papo dinâmico em que os empreendedores poderão partilhar suas experiências e os caminhos desde a concepção da ideia à obtenção do sucesso. A moderação será feita pelo professor da UFV Alan Freitas.

A noite de 25 de maio é a noite do ciclo de palestras, iniciando-se às 18h15 com a palestra “Engenheiros Empreendedores”, por Monique Eller (UFV). Em seguida, Fabricio Campos (UFJF) tratará de startups e inovação tecnológica com sua palestra “O Caminho da Inovação à Startup”. A palestra de encerramento do evento será ministrada por Galvão Emerick (SEBRAE-MG), que tratará de um tema de interesse de todos, sejam empreendedores ou não: “Como manter suas finanças em dia?”. A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica -IEBT/CenTev, apoiadora do evento, também terá um momento para se apresentar aos futuros engenheiros, com o denominado “Espaço CenTev”. Luana Procópio, que ocupa o cargo de Assessora de Marketing da IEBT, acredita que os futuros profissionais formados em Viçosa apresentam grande importância para a formação do ecossistema empreendedor na cidade, o que reforça a necessidade de eventos como o Empreeng. “Quem se forma em Viçosa conhece um pouco mais da realidade vivida aqui, assim como a dificuldade encontrada, principalmente da UFV à cidade, em empreender. São esses profissionais a nova geração, a geração do empreendedorismo. Eles que trazem e representam uma nova era de inovação, sensibilizando, às vezes, até mesmo os profissionais já formados e que desejam sair da zona de conforto. Esse é o ecossistema empreendedor de Viçosa”, afirma Luana.

Com essa programação rica já no primeiro ano do evento, fica difícil acreditar que não haja novas edições no futuro. “Criamos o Empreeng para se tornar uma tradição na UFV. Quem sabe não estaremos apresentando os conceitos de empreendedorismo para alguém que futuramente venha a se tornar um empreendedor de sucesso igual aqueles que sentarão na mesa aberta de quinta-feira?”, se pergunta Guilherme Marangon, empolgado com o que o evento irá oferecer a seus participantes.  

Para aqueles que ainda não se inscreveram na primeira edição do Empreeng UFV, é melhor se apressar, pois essa é a última semana de inscrições. O evento, que é patrocinado pelo Churros no Barril, contará com plantões de inscrições presenciais que serão realizados até o dia 16 de maio, sempre das 12h30 às 13h30 na escada lateral da Biblioteca Central da UFV (escadinha do CEE), e a venda online via Sympla será encerrada na próxima sexta-feira, dia 18 de maio (link de inscrição: https://www.sympla.com.br/i-empreeng-ufv__275354).

A IEBT fica na torcida para que o evento atinja seus objetivos e que existam cada vez mais iniciativas que busquem desenvolver o pensamento empreendedor entre os jovens residentes em Viçosa.