Incubadora do tecnoPARQ integra Programa Habitats de Inovação

Publicado em

Fruto de uma parceria entre as diretorias da Rede Mineira de Inovação (RMI) e do Sebrae Minas, o Programa de Habitats de Inovação prevê a realização de workshop e mentorias on-line para as 21 incubadoras de empresas de Minas Gerais beneficiadas pela iniciativa.

 

O programa foi lançado durante a segunda reunião da RMI, em 10 de agosto, que reuniu gestores de incubadoras de empresas, aceleradoras, parques tecnológicos e demais ambientes de inovação mineiros. O encontro, via plataforma Meet, contou com a participação do Sebrae Minas.

 

O objetivo do Programa Habitats de Inovação é fortalecer os ambientes de inovação do estado de Minas Gerais. Para lançar o programa com a RMI, o Sebrae aproveitou o mapeamento dos ecossistemas locais de inovação (ELI) feito em todas as regiões do Estado. Eles reúnem atores, geram integração, estimulam a inovação, proporcionando desenvolvimento socioeconômico nos territórios. 

 

A Incubadora do tecnoPARQ já está beneficiando de uma das atividades onde a meta é aperfeiçoar os Habitats de Inovação de Minas Gerais e acelerar a obtenção da Certificação CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua. Esta ação do Programa contempla a realização de até 10 (dez) encontros individuais online, com duração média de 2 horas cada, no formato de mentorias, onde os consultores da GERE Consultoria analisarão cada processo das práticas-chave do CERNE.

 

O CERNE é um modelo de gestão de incubadoras que visa criar um modelo e um padrão de atuação, de  forma a ampliar a capacidade da incubadora de gerar,  sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos,  sintonizados com as tendências mundiais da área. Com isso, cria-se  uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e  portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso  das empresas apoiadas, em sintonia com as tendências mundiais. 

 

A incubadora do tecnoPARQ foi a primeira de Minas Gerais a certificar CERNE 1, sendo que a obtenção e manutenção dessa certificação é uma importante demonstração da eficiência e eficácia de uma incubadora, que está comprometida com a melhoria contínua e principalmente com o sucesso dos empreendimentos criados e desenvolvidos por ela.

 

Para a coordenadora da Incubadora de Empresas do tecnoPARQ, Francylara Castro, “a iniciativa do Programa Habitats de Inovação é uma excelente oportunidade para alavancar a gestão da Incubadora que vem se preparando para a obtenção do CERNE 2 e sem dúvidas será usufruída pela equipe envolvida, trazendo mais profissionalismo para nossa atuação em Viçosa e região”.

 

Quer conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela Incubadora do tecnoPARQ? Agende uma conversa presencial ou virtual pelo email novosnegocios@ufv.br