Incubadora finaliza 2ª edição do Laboratório de IdeAção

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT/CenTev) finalizou os trabalhos da segunda edição do Laboratório de IdeAção na última sexta-feira (21). Essa edição se iniciou no dia 07 de outubro sendo realizada em quatro encontros. O primeiro workshop teve como objetivo apresentar o Laboratório e as suas etapas e através de dinâmicas, foram trabalhadas a identificação do problema e a geração de ideias.

Este primeiro dia contou também com a participação da equipe do CHOICE composta pelos embaixadores Dominique Serrado e Matheus Petruceli. Eles aplicaram uma dinâmica chamada Choice Game, onde os participantes tiveram cerca de uma hora para criar a melhor solução para um problema social. O Movimento CHOICE é a maior rede de universitários engajados em negócios de impacto social do Brasil. É um movimento nacional criado pela Artemisia para tornar o conceito de Negócios de Impacto Social mais conhecido.

Na segunda etapa do Laboratório de Ideação os participantes participaram de um workshop sobre Validação, Modelagem do Negócio e as Três Perspectivas da Inovação.

Dando continuidade ao programa, o terceiro encontro contou com Workshop sobre Mínimo Produto Viável (MVP) e a Natália Ferreira, coordenadora da IEBT, ministrou um Workshop sobre Canvas de Teste de Hipótese.

A quarta e última etapa do Laboratório de Ideação foi trabalhado o Pitch. Finalizando o programa, as ideias foram apresentadas à uma banca interna do CenTev que avaliaram os projetos em três critérios: Relevância de conteúdo, Clareza das ideias e Oportunidade de negócio.

SOBRE O LABORATÓRIO

O Laboratório de ideAção tem a função de auxiliar empreendedores na geração e no desenvolvimento de novas ideias, com foco nas oportunidades/problemas identificados no mercado, procurando auxiliar também na remodelagem ou reestruturação de ideias de negócio pré-concebidas. Procura incentivar a comunidade a empreender a partir da realidade vivida na universidade, no mercado e em suas experiências pessoais e empreendedoras, buscando desenvolver ideias inovadoras, com potencial de se tornar um negócio.

O programa acontece em uma atmosfera de trabalho coletivo (co-working), no qual os participantes são conduzidos na construção participativa das ideias, utilizando de metodologias de aceleração de negócio aplicadas pela equipe da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) e tendo disponível toda infraestrutura do Centev/UFV para a construção do modelo de negócio.