ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

Inovar é marcado por palestras sobre startups de sucesso

Publicado em
O evento, realizado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) CenTev, aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro na UFV.

Com intuito de apoiar e disseminar a cultura empreendedora de Viçosa e Região, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) CenTev/UFV e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram, nos dias 11 e 12 de novembro, no Espaço Cultural Fernando Sabino na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a 6ª edição do Seminário sobre Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento, o INOVAR 2015.

O Inovar foi criado em apoio à Semana Global do Empreendedorismo, movimento que reúne em todo mundo milhões de jovens por meio de atividades que ocorrem em mais de 140 países.

A proposta do evento foi reunir estudantes, professores, empresários e profissionais da Zona da Mata Mineira para uma reflexão sobre o empreendedorismo inovador e criativo. Nessa edição, as palestras e painéis foram voltados para a criação de novas startups e seu impacto em nosso cotidiano. Além disso, o evento também procurou inovar trazendo uma nova forma de acessibilidade: a tradução das palestras em libras (linguagem de sinais).

O Inovar 2015 contou com atividades como debates, painel de discussão e palestras magnas.

No dia 11 de novembro, o evento ocorreu das 8 às 18 horas. A mesa de abertura foi composta pela Magnífica Reitora da UFV, Professora Nilda de Fátima Soares; pelo Diretor Executivo do CenTev/UFV, Professor Sérgio Oliveira de Paula; pela Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) Natália Michele Ferreira, pelo Analista Técnico do Sebrae Viçosa, Marcus Vinícius Mol Silva e pelo Diretor da Central de Empresas Juniores (CEMP) Professor Alair Ferreira de Freitas.

Para a Reitora, os estudantes devem se dedicar e participar de todas as atividades extracurriculares oferecidas pela universidade. E, para ela, o Inovar é de extrema importância para auxiliar e esclarecer as dúvidas dos participantes do evento que tem uma ideia de empreendedorismo e/ou que pretendem empreender num futuro próximo.

O Diretor Executivo do CenTev/UFV, Sérgio Oliveira de Paula, destacou que o CenTev vem fazendo um trabalho de grande importância quando o assunto é inovação. E que o Inovar é um dos eventos que confirma isso.

Natália Ferreira declarou que eventos que tem por tema inovação devem acontecer a todo o momento na universidade para incentivar os estudantes e demais participantes a levar todo seu conhecimento para o mercado de trabalho, transformando sempre o ambiente em que estão inseridos.

O Analista do Sebrae Viçosa, Marcus Vinícius Mol Silva, destacou que mais do que nunca as pessoas devem saber como dirigir seus negócios e ter atitudes inovadoras para o sucesso profissional. Sendo assim, o Inovar é um grande disseminador de ideias.

Alair de Freitas declarou que a universidade está consolidando a cultura no empreendedorismo dentro da UFV e que o Inovar contribuiu muito para a construção dessa cultura.

As palestras começaram às 9 horas e o primeiro ministrante foi Paulo Renato da Tropos Lab/Instituto Inovação. Ele usou do tema “Impacto da Inovação em nossa vida” para enriquecer ainda mais o evento.

Paulo que já trabalhou em empresas renomadas diz que os diferenciais para conseguir fazer parte da equipe dessas empresas é a boa formação, capacitação técnica e saber gerenciar o que a universidade pode oferecer para todos os estudantes. Além disso, a pessoa tem que ter um perfil empreendedor que busque sempre inovar.

Logo em seguida ocorreu o painel de discussões com a presença da mediadora Liliane Carvalho (Analista Técnica do Sebrae) e dos palestrantes do painel Gustavo Oliveira (CEO da Handcom), Maíra Rabelo (CEO M2agro) e Gustavo Mota (CEO da Wedologos).

Todos os palestrantes falaram a respeito da importância de levar um evento desses para dentro da universidade. Eles destacaram que inovar é solucionar um problema de uma forma diferente do que ninguém fez. E, além disso, levar a noção de empreendedorismo para a vida universitária e/ou empresarial é de grande importância para mostrar as oportunidades que o mercado oferece.

Outra palestra foi de Ronnan Del Rey, sócio-diretor da Aceleradora d.E. que auxilia o desenvolvimento e aceleração de negócios e talentos, por meio de soluções inovadoras. Para Ronnan, a criatividade é o diferencial fundamental para o futuro. Grandes empresas estão percebendo que precisam inovar seus negócios para conseguirem permanecer no topo dos negócios.

A palestra realizada às 15 horas foi de Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk, uma das empresas mais premiadas do Brasil, que teve seu aplicativo eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. Quando perguntado sobre o diferencial para se tornar um empreendedor de sucesso, ele diz que o primeiro passo é a curiosidade, que juntamente com a perseverança e a pesquisa são essenciais para qualquer perfil empreendedor. Ao falar sobre seu aplicativo ele diz que na época da ideia a única coisa que ele pensava era solucionar o problema de pessoas com deficiência e não imaginava que ganharia prêmios e até o reconhecimento da ONU.

Ainda no dia 11, a palestra magna "Erros e acertos na trajetória empreendedora: case OLX" foi ministrada por Ana Julia Ghirello, que fez parte do time fundador do Bom Negócio. A respeito da importância de inovar, ela disse que isso é o que move a vida para frente, resolve problemas e cria oportunidades. É querer evoluir a sociedade para onde você quer que ela deva ir. Sendo assim, inovar parte de um desejo interno de mudança de vida e mudança da sociedade.

O dia 12 foi marcado por uma palestra magna e pela Final do II Concurso de Ideias para Criação de Negócios Inovadores.

A palestra que teve por tema o “Capital empreendedor para startups. Qual o melhor dinheiro pra mim?” foi ministrada por Edsmar Resende, Gerente de Venture Capital na Inseed Investimentos.

Edsmar diz que antes de tentar o investimento, o futuro empreendedor deve saber realmente o caminho que pretende seguir, deve buscar pesquisar sobre o assunto e entender o problema tentando encontrar uma solução viável e diferente do que já foi pensado. Ou seja, o empreendedor deve sempre INOVAR.

Os vendedores do II Concurso de ideias foram:

Primeiro lugar: Decompostus (Compostagem inteligente) 
Proponente: Fábio Assad Féres Rodrigues

Segundo lugar: Macrofloc
Proponente: Joao Guilherme Schimith Schramm

Terceiro lugar: Prenhez lacFácil
Proponente: Filipe Teixeira de Andrade

Galeria de Imagens