Lançamento do Programa Avança Café Viçosa Aconteceu na Última Quinta na UFV

O lançamento do programa Avança Café foi um sucesso de público atraindo estudantes, professores e empresários e associações do ramo do café

Na última quinta-feira (14/03) aconteceu, no Auditório da Biblioteca Central, o evento de lançamento do Avança Café, o programa de pré-aceleração de startups da Embrapa Café. O primeiro programa voltado exclusivamente para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para a cadeia produtiva do café.

A primeira edição do Avança Café vai acontecer em Minas Gerais, nas cidades de Viçosa e Lavras, e serão realizadas em parceria com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) Centev/UFV e Innova Hub UFLA, respectivamente. O Avança Café em Viçosa já conta com diversos parceiros como o grupo de estudos em cafeicultura da UFV, CoffeeTec, empresas júniores, centros acadêmicos, o Senar Minas, entre outros.

O evento da última quinta feira contou com a presença dos representantes da Embrapa Antônio Heberlê, Antônio Guerra e Gabriel Batarlo, os representantes da IEBT/CenTev, professores, a alta instância da universidade e representantes dos cafés das matas de Minas e de associações de café da região de Araponga e Manhuaçu.

Com um público de mais de 200 pessoas, Antônio Guerra, chefe geral interino da Embrapa café, apresentou as perspectivas da Embrapa Café em relação ao Avança Café em Viçosa. Com sua vasta bagagem e experiência na área, Guerra conseguiu atrair a atenção do público e mostrar a relevância da economia cafeeira a nível internacional.

O evento também contou com a apresentação de Jucélia Lopes, Coordenadora da Incubadora de Base Tecnológica do CenTev UFV, que falou sobre os programas e iniciativas da incubadora em Viçosa.

Sara Nacarate, Coordenadora de Aceleração do Avança Café, apresentou as diretrizes nas quais o programa ocorrerá em Viçosa, assim como a equipe de trabalho, em seguida Rômulo Balga, empreendedor regional falou sobre sua experiência em programas de aceleração. O evento foi finalizado com um espaço para dúvidas e um momento de integração e coffee end no hall da Biblioteca Central da UFV.

Com um grande público diverso, de estudantes, profissionais do café e professores, este foi apenas o primeiro de uma série de eventos que ocorrerão nas próximas semanas, (válido ressaltar o Bate Papo de Startup que ocorrerá no auditório da Engenharia Florestal na próxima quinta-feira (21/03) às 18h30, com a presença do sócio fundador da Startup Agrosmart).

Para ficar por dentro de todas as novidades do Avança Café, os acompanhe as redes-sociais: @avancacafevicosa ou acvicosa