Núcleo de Tecnologias de Gestão da UFV executa projeto sobre ambientes de inovação de Minas Gerais

Publicado em
O estudo apresentou, entre outros aspectos, um diagnóstico referente ao ecossistema de inovação de Minas Gerais

O Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) executou o projeto do relatório técnico do “Estudo dos ambientes de inovação de Minas Gerais: empresas, incubadoras de empresas e parques tecnológicos” realizado de setembro de 2015 a dezembro de 2016, com o objetivo de analisar o ecossistema de inovação do estado de Minas Gerais.

Para diagnosticar este ecossistema, o estudo teve como objeto as incubadoras de empresas, parques tecnológicos e empresas vinculadas (incubadas, graduadas e residentes) do estado com o intuito de identificar e analisar os principais resultados e as dificuldades desses atores, de modo a subsidiar com bases sólidas na proposição de políticas públicas e ações de apoio ao empreendedorismo inovador.

O estudo consistiu no levantamento, coleta e tratamento de dados e informações sobre o ambiente de inovação do estado, sendo entrevistadas 21 incubadoras, 4 parques tecnológicos, 112 empresas incubadas, 195 empresas graduadas e 23 empresas residentes. Você pode conferir o estudo completo clicando aqui.

O projeto foi uma realização do Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES), da Rede Mineira de Inovação (RMI) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais.