- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- O papel dos Parques Científicos e Tecnológicos no fomento da inovação na Iberoamérica
O papel dos Parques Científicos e Tecnológicos no fomento da inovação na Iberoamérica
Publicado emEm novembro, a Rede Iberoamericana de Parques Científicos e Tecnológicos se reuniu em uma jornada de discussões sobre o papel dos Parques Científicos e Tecnológicos no fomento da inovação, da transferência de tecnologia, do empreendedorismo e da cooperação internacional na Iberoamérica. O encontro foi uma iniciativa da Secretaria Geral Iberoamericana.
O tecnoPARQ, devido aos seus esforços no processo de internacionalização, bem como seus resultados expressivos no âmbito do fomento à inovação e ao empreendedorismo, foi um dos mecanismos participantes deste encontro. Na oportunidade, pudemos nos conectar com grandes autoridades internacionais, tais como:
- o senhor Marcos Pinta Gama, Secretário Geral Iberoamericano;
- a senhora Diana Morant Ripoll, Ministra de Ciência e Inovação do Governo da Espanha;
- o senhor Franklin García Fermín, Ministro de Educação Superior, Ciência e Tecnologia do Governo da República Dominicana;
- o senhor Rogelio Velasco Pérez, Conselheiro de Transformação Econômica, Industrial,
- do Conhecimento e das Universidades da Junta de Andalúcia e Presidente da Malaga TechPark.In
- o senhor Félix García Lausín, Diretor Coordenador do Espaço Iberoamericano do
- Conhecimento da Secretaria-Geral Iberoamericana;
- o senhor Felipe Romera Lubias, Diretor Geral da Malaga TechPark.In; e
- o senhor Jose Ángel Narváez, Reitor da Universidade de Malaga.
Dentre as discussões levantadas, destaca-se a estratégia Iberoamericana de inovação e o papel dos Parques Científicos e Tecnológicos neste contexto. A partir da reunião, pretende-se desenvolver outras ações de aproximação dos agentes visando o desenvolvimento socioeconômico da Iberoamérica.
A Secretaria Geral Iberoamericana
Um organismo internacional que apoia os 22 países que constituem a comunidade ibero-americana: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica. Apoiam a organização das Cúpulas Ibero-Americanas de Chefes de Estado e de Governo, dão cumprimento aos seus mandatos e promovem a Cooperação Ibero-Americana nos âmbitos da educação, coesão social e cultura. São o único espaço oficial de convergência, trabalho, acompanhamento e acordo da região ibero-americana, que reúne países de ambos os lados do Atlântico. Saiba mais em: segib.org/pt-br