ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

Plataforma DataViva é apresentada em Minicurso

Publicado em
Parceria entre IPPDS e TecnoPARQ

O Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da Universidade Federal de Viçosa em parceria com o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/CenTev) apresentou o mini-curso “Introdução à plataforma DataViva”. O curso ocorreu nos dias 07 e 08 de junho e foi ministrado por Thiago Bernardo Borges e Elton Eduardo Freitas, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), e membros da equipe de desenvolvimento do DataViva.

Thiago Borges, Coordenador do projeto e um dos palestrantes presentes, comenta que a plataforma teve o intuito de facilitar o acesso à informações de difícil acesso: “Hoje a gente pega os dados que as pessoas acessam mas não conseguem compreender, e transforma em visualizações mais fáceis que auxiliam nas tomadas de decisão”. Thiago comenta que o curso tem o intuito de “divulgar a plataforma, mostrar sua cara e as possibilidades”. Elton Eduardo complementa que o curso tem sido produtivo: “É um público bem diversificado, bem interessante para utilizar a plataforma, nosso público alvo com o DataViva”.

Para a Professora Suely de Fátima Ramos, Diretora do IPPDS, o curso em parceria com o tecnoPARQ “está sendo excelente”, “essa primeira iniciativa de ação conjunta com o parque está sendo muito produtiva e nos dá confiança de continuarmos com a parceria”. Suely finaliza apontando o sucesso do curso “Tivemos mais de 80 pessoas querendo participar, infelizmente, por motivos de espaço tivemos que limitar, mas já pensamos em uma segunda edição para o segundo semestre”.

SOBRE O DATAVIVA
O DataViva é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) que oferece ao usuário uma experiência dinâmica de acesso a um grande conjunto de dados públicos. Totalmente desenvolvido em software livre e aberto ao acesso de todos, o DataViva foi criado com o objetivo de contribuir para a implementação de políticas públicas, investimentos públicos e privados, bem como para a realização de estudos acadêmicos.
Elaborado inicialmente para auxiliar a política de desenvolvimento econômico do governo do Estado de Minas Gerais, o projeto surgiu a partir da necessidade de tornar o acesso aos dados sobre a economia brasileira mais fácil e intuitivo. Desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais, em parceria com pesquisadores do MIT Media Lab (um dos principais centros de inovação do mundo), a plataforma apresenta uma solução inédita no país, a partir de bases de dados disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Ministério da Educação (MEC).
Um dos pilares de concepção do DataViva é a tecnologia do BigData, técnica de geração de conhecimento e inteligência a partir do processamento de um grande volume de dados. Baseado em referências internacionais, o projeto disponibiliza, na versão atual, dados nacionais dos últimos dez anos, referentes à economia, educação, indústria, mercado profissional, entre outras categorias, visualizadas por localidade. Ao proporcionar o acesso livre e gratuito a essas informações, o DataViva disponibiliza um conhecimento mais detalhado da economia brasileira, gerando insumos para o planejamento e a tomada de decisão por parte de empresários, estudantes, investidores e profissionais de qualquer setor econômico e a partir de qualquer lugar do mundo.
(Fonte: Dataviva)

Galeria de Imagens