- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia
Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia
Publicado emPromovido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia reconhece o legado de profissionais que se dedicam à produção científica e tecnológica brasileira. Poderão concorrer profissionais que tenham desenvolvido produtos, processos, metodologias e/ou serviços inovadores nas áreas de Ciências da Computação, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharias, Física, Matemática e Química. Qualquer universidade, instituto de pesquisa ou empresa com foco em desenvolvimento tecnológico poderá indicar candidatos, mas as inscrições e a submissão de documentação devem ser realizadas pelos próprios candidatos indicados. O Prêmio é composto por duas categorias:
Prêmio CBMM de Ciência – poderão participar desta categoria os candidatos ou grupos de candidatos que tenham desenvolvido obras científicas nas áreas de conhecimento especificados no item I acima, de reconhecido valor para o desenvolvimento científico e de impacto para a colocação do Brasil em destaque no cenário mundial da ciência.
Prêmio CBMM de Tecnologia – poderão participar desta categoria os candidatos ou grupo de candidatos que tenham contribuído para a pesquisa ou o desenvolvimento de processos, produtos ou metodologias, em áreas aplicadas, e que tenham produzido impacto econômico, ambiental ou social relevante para o desenvolvimento do Brasil.
A apuração do vencedor de cada categoria será realizada por uma comissão julgadora independente, composta por seis membros de notório saber nas áreas do concurso. Serão avaliados dois critérios: Criatividade e originalidade; Contribuição e impacto para ciência ou desenvolvimento e inovação. A comissão avaliadora é composta por: Edgar Dutra Zanotto, Professor de Ciência e Engenharia de Materiais e diretor do Centro de Materiais Vítreos na UFSCar; Luiz Davidovich, Graduado em Física pela PUC-Rio, é doutor em Física pela University of Rochester; Mario Neto Borges, Engenheiro Eletricista pela PUC Minas, mestre em Acionamentos Elétricos, pela UFMG, e doutor em Inteligência Artificial Aplicada à Educação, pela Universidade de Huddersfield Inglaterra; Alvaro Prata, Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, pesquisador nível 1A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências; Hélio Graciosa, Engenheiro de Telecomunicações e MsC em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; e Jorge Almeida Guimarães, Diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial EMBRAPII, doutor em Biologia Molecular pela Escola Paulista de Medicina, Unifesp, com pós-doutorado no National Institute of Health (NIH) EUA.
O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia reconhece os esforços e o comprometimento dos profissionais em prol de uma sociedade mais equilibrada e sustentável. O vencedor de cada categoria será contemplado com um prêmio no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) em certificado de barras de ouro. As indicações e inscrições devem ser feitas de 15 de janeiro a 28 de fevereiro. Depois, os candidatos têm até 30 de março para atualizar os textos e fazer o upload de seus respectivos currículos no site.
Para mais informações, acesse: https://premiocbmm.com.br/