Realizado Painel que discutiu o novo Código C, T & I

Workshop faz parte das comemorações de aniversário de Incubadora e tecnoPARQ

Ocorreu nesta segunda-feira (11) no auditório da Biblioteca Central (BBT/UFV) o Workshop “Painel Novo Código C, T & I”,Lei 13.243/2016 que regulamenta o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. O evento faz parte da comemoração de 20 anos da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) e 5 anos do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ). Estiveram presentes diversos interessados, como empresários, autoridades, professores, funcionários do Centro Tecnológico de Viçosa (CenTev) e alunos da Universidade, além de profissionais de diversas localidades.

O evento iniciou às 8hs com a composição da mesa, com profa. Nilda Soares, Reitora da UFV; prof. João Galvão, vice-reitor e presidente do Conselho de Administração do CenTev; prof. Luiz Eduardo Dias Diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE); Rodrigo Vilella coordenador do tecnoPARQ; Natália Ferreira coordenadora da IEBT e prof. Sérgio Oliveira de Paula, Diretor Executivo do CenTev. Em seguida o prof. Luiz Eduardo Dias, fez uma introdução ao debate, mostrando as principais alterações da lei.

Dando inicio as discussões, o prof. Fernando Peregrino, pesquisador na COPPE/UFRJ, falou sobre o marco legal CT&I para as Fundações, mostrando as principais mudanças. Também, o prof. Gesil Sampaio Amarante, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e diretor técnico Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), explicou as mudanças para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT’s). Ainda, o advogado Bruno de Moura Teatini, assessor jurídico da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) comentou as principais mudanças através de uma análise jurídica.

Após a explanação, aconteceu o debate, mediado pelo prof. Rodrigo Gava, presidente da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI/UFV). As discussões foram baseadas nas perguntas que surgiram do publico presente.

O próximo evento é no dia 20 de abril e terá como temática a obtenção de recursos voltadas às empresas inovadoras e de base tecnológica. Para saber mais e fazer a sua incrição, acesse o site do evento www.eventos.centev.ufv.br/aniversario-tecnoparqiebt.