Representantes da Agência Brasileira de Inteligência visitam CenTev

Publicado em
A ABIN tem por competência planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de Inteligência do País

O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV) recebeu no último dia 28, a visita de representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Na ocasião, foi apresentado o Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC) e o trabalho desenvolvido pela agência quanto à proteção da informação.

Representantes de empresas incubadas, graduadas, residentes e colaboradores do CenTev puderam conhecer o programa, receber dicas de proteção dentro e fora do ambiente de trabalho, além de conhecer o Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível.

A ABIN é um órgão apartidário pertencente à Presidência da República, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional, responsável por fornecer ao presidente da República e a seus ministros informações e análises estratégicas, oportunas e confiáveis, necessárias ao processo de decisão.

Sua missão é assegurar que o Executivo Federal tenha acesso a conhecimentos relativos à segurança do Estado e da sociedade, como os que envolvem defesa externa, relações exteriores, segurança interna, desenvolvimento socioeconômico e desenvolvimento científico-tecnológico.

Na visita, os representantes da Agência explicaram a importância da proteção do conhecimento, as ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, à segurança de infraestruturas críticas, à contraespionagem, a políticas estabelecidas com outros países ou regiões, à segurança das informações e das comunicações, à proteção de conhecimentos sensíveis produzidos por entes públicos ou privados, entre outros assuntos.

Galeria de Imagens