ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

Representantes do CenTev participam de missão institucional para Bolívia

Publicado em
Modelos de Gestão de Incubadoras e Empresas juniores são temas apresentados por representantes do CenTev em missão para Bolívia

A missão institucional realizada entre os dias 3 e 7 de abril, em Santa Cruz de la Sierra na Bolívia teve como principal objetivo firmar uM convenio entre a UFV e a Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (UAGRM), da Bolívia, que prevê uma ampliação na mobilidade acadêmica entre as duas instituições e permitirá aos estudantes e funcionários da UFV compartilharem conhecimentos com pesquisadores estrangeiros, este convênio por sua vez, é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Florestal Marcos Oliveira de Paula. 

Esta missão faz parte do projeto de transferência de tecnologia para o fortalecimento da pesquisa científica e para a promoção do empreendedorismo de base tecnológica, aprovado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Participam dele representantes da UFV, do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além do Brasil e da Bolívia, o projeto conta com a participação de universidades da Costa Rica e do México.A Comitiva brasileira foi composta pelo coordenador do convênio na UFV, Marcos Oliveira de Paula; a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT/CenTev), Natália Michele Ferreira; o coordenador da Central de Empresas Juniores da UFV (CEMP), professor Alair Ferreira de Freitas, além dos professores da Universidade Federal do Espirito Santo, Mariana Duran, Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho, Marcos Vinicius Winckler Caldeira e o estudante Vinicius Tebaldi, fundador da empresa júnior Equacione da UFES.

Além da assinatura do convênio, durante a missão foram realizados palestras e Workshops sobre constituição e gestão de uma incubadora, empresas juniores e empreendedorismo na carreira. Um dos Workshops apresentados, foi ministrado pela Coordenadora da Incubadora de Empresas, Natália Michele Ferreira e teve como objetivo apresentar conceitos sobre ambientes de inovação, focando nos temas acerca de Incubadoras de Empresas e modelos de gestão, a exemplo do modelo CERNE - Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, desenvolvido pela Anprotec e Sebrae. A apresentação destes temas promoveu ao final discussões interessantes sobre a implantação de uma Incubadora na Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (UAGRM).

Outro tema apresentado por representante do CenTev, foi sobre criação e regulamentação de Empresas Juniores, que foi apresentado pelo Coordenador da CEMP, Professor Alair Ferreira, que na oportunidade apresentou o caso das empresas juniores da UFV.

Galeria de Imagens