ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

Rizoflora firma parceria com a multinacional Stoller

Publicado em

Na última quinta-feira, 08, a cúpula da Stoller do Brasil visitou o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) para conhecer os dirigentes da UFV responsáveis por sua administração, assim como as estruturas do parque e da empresa incubada Rizoflora Biotecnologia S.A., incluindo sua equipe completa de funcionários. A Stoller é a atual sócia majoritária da Rizoflora e vai incluir em seu portfolio a partir desse ano o Rizotec, um bionematicida registrado à base do fungo Pochonia chlamydosporia, que age de forma eficaz e sustentável no combate aos nematoides, vermes minúsculos de solo que sugam as raízes das plantas reduzindo a produtividade.

Para o sócio proprietário e pesquisador da Rizoflora, professor do Departamento de Fitopatologia da UFV, Leandro Grassi Freitas, a parceria entre a Stoller e a Rizoflora marca a concretização de um processo árduo e longo de pesquisa. “A parceria com uma multinacional americana com grande reconhecimento no mercado é um passo além, pois dá a oportunidade de que uma pesquisa feita na UFV seja utilizada pelos agricultores e ajude a toda população brasileira a consumir produtos mais saudáveis, além de auxiliar a sociedade a construir uma mentalidade biológica sustentável” avalia o Professor Leandro.

O CEO da Stoller, Rodrigo de Oliveira, reconhece o trabalho do Professor Leandro Freitas e destaca a importância de um professor da UFV desenvolver esse tipo de trabalho e, com isso, aproveitar o networking com uma rede de profissionais capacitados que a universidade possui: “Nós sabíamos que o resultado certamente seria um produto de altíssima tecnologia, que passou por todos os testes necessários antes de ser lançado no mercado, tendo a segurança de que o produto irá atender as expectativas do agricultor”.

O tecnoPARQ por meio do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), tem o papel de integrar a pesquisa da universidade ao mercado de trabalho. Por isso, o Diretor Executivo do CenTev, Professor Sérgio de Paula, afirma que é de extrema importância para o Centro Tecnológico que aconteça esse tipo de parceria, pois além de trazer visibilidade para a Zona da Mata, gera empregos e mão-de-obra qualificada, fechando um ciclo de pesquisa, produto e mercado.

Segundo o diretor da Rizoflora, Gustavo Moreira Mamão, a parceria com a Stoller fecha a fase de testes do conceito e abre uma fase com possibilidades de evolução tecnológica. “A Stoller tem acesso direto ao mercado e ter um parceiro que consegue vender o nosso produto é extremamente importante. Podemos agora repensar na estrutura da produção e criar perspectivas para o desenvolvimento de novos produtos inovadores”, ressalta.

A reunião também contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do CenTev e vice-Reitor da UFV, Prof. João Carlos Cardoso Galvão; do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Prof. Luiz Alexandre Peternelli; da Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) CenTev, Nátália Ferreira; do Coordenador do tecnoPARQ, Rodrigo Vilela, do Diretor Presidente da Funarbe, Prof. Luiz Eduardo Dias; do Presidente da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), Prof. Rodrigo Gava;  além da participação da equipe da multinacional Stoller e da equipe da Rizoflora, entre outros colaboradores.

Galeria de Imagens