Selo CEEMPRE: 80% das empresas juniores da UFV estão 100% regularizadas

Publicado em
No dia 9 de junho, CEEMPRE realizou mais uma edição do Selo CEEMPRE.
Empresas Juniores recebem Selo CEEMPRE.

No dia 9 de junho, a CEEMPRE - Central Estudantil de Empresas Juniores da UFV realizou mais uma edição do Selo CEEMPRE. O evento tem como objetivo disseminar a cultura de regulamentação jurídica entre as empresas juniores (EJs) da universidade através do reconhecimento perante todo o movimento. Além disso, é uma oportunidade para a UFV emitir a DARI, que consiste basicamente em um documento que reconhece a empresa júnior como parte da organização.

As categorias da premiação são prata, ouro e diamante, sendo que diamante corresponde em 100% da regularização jurídica. Durante a premiação, 80% das empresas juniores da UFV foram premiadas com o “Selo Diamante”, mostrando que o Movimento Empresa Júnior da UFV se desenvolve cada vez mais.

De acordo com a Lei nº 13.267 de 6 de abril de 2016 (Lei das Empresas Juniores) uma empresa júnior é uma associação civil composta por estudantes matriculados em um curso de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho. Por se tratar de uma associação, uma série de documentos são necessários para que a EJ esteja devidamente regularizada perante o poder público, dentre eles podemos citar o estatuto, o alvará de funcionamento e a certificação perante o conselho profissional (CREA, OAB, etc.).

Deixar de manter os documentos atualizados pode gerar uma série de problemas, como impedir que a realização de projetos e fazer com que a empresa perca alguns benefícios adquiridos por ser uma associação. Portanto, assegurar que os documentos estejam sempre em dia, além de evitar punições, poupa trabalho e recursos que seriam gastos para regularizá-los novamente.

O Brasil é líder no Movimento Empresa Júnior, sendo o país com o maior número de empresas juniores. Além disso, a Universidade Federal de Viçosa tem o maior núcleo de EJs do estado de Minas Gerais e o segundo maior do Brasil e do mundo.