Startup vencedora do Avança Café inova exportando cafés especiais em pequenos lotes para a Europa

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Será embarcado para a Europa, neste mês de outubro, o primeiro contêiner com cafés especiais brasileiros negociados pela Farmly, startup vencedora do Avança Café, Programa de Pré-Aceleração de Startups realizado pela Embrapa Café, em parceria com Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do tecnoPARQ e a Inova Hub da Universidade Federal de Lavras.

A Farmly identificou um desafio importante que aguardava solução: pequenos cafeicultores brasileiros têm dificuldade de exportar grãos especiais em menores quantidades. Do outro lado do balcão, pequenos torrefadores no exterior são obrigados a comprar de grandes empresas de exportação. A inovação proposta pela startup foi unir essas duas pontas da cadeia por meio de tecnologia. Os seis jovens empreendedores da Farmly desenvolveram uma plataforma digital para que cafeicultores no Brasil possam oferecer lotes de cafés especiais a torrefadores estrangeiros interessados em comprar grãos gourmets em menor quantidade. 

O papel do Avança Café

Lucas Faria, sócio da Farmly, conta que a ideia do negócio estava engavetada e que ganhou vida graças ao Hackaton Avança Café. “A competição nos fez organizar o projeto e submetê-lo à etapa em Viçosa”. Para a equipe, o programa ajudou a dar disciplina além de fornecer o know how necessário para montar um novo negócio.

“O fato de termos de fazer entregas semanais sobre o andamento do trabalho acelerou a empresa e construiu o negócio. Saímos da ideia e partimos para a ação”, avalia Faria. Os participantes também elogiaram os facilitadores envolvidos. “Trouxeram profissionais que nos ensinaram a trabalhar o comercial, o marketing, o desenvolvimento... aprendemos muito”, afirma Telmo Baldo, responsável pelo gerenciamento financeiro da startup, frisando a importância também da mentoria e do ambiente promovido que gerou a primeira rede de networking da empresa. “Por fim, eu fiquei impressionado com a forte atuação que a Embrapa tem no incentivo à inovação. Era um papel que eu não associava à Empresa”, revela Baldo.

 

Fonte: https://www.embrapa.br