- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- Tecnologia no campo: Dinni, empresa residente do tecnoPARQ, leva mais produtividade...
Tecnologia no campo: Dinni, empresa residente do tecnoPARQ, leva mais produtividade para setor pecuária
Publicado emSe a tecnologia impacta a forma como vivemos hoje, pode ter certeza que ela também se consolidou como ferramenta para melhorar a produtividade no campo. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 67% das propriedades agrícolas já utilizam algum tipo de tecnologia, com destaque para a agricultura de precisão. A inovação no meio rural vem acontecendo dentro e fora das porteiras.
Neste cenário, como parte de um plano estratégico mais robusto, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias avançadas que elevem a qualidade e a produtividade de seus produtos. A Dinni Soluções, startup de base tecnológica instalada no tecnoPARQ, desde julho de 2012, tem acompanhado essa demanda do setor e desenvolvido cada vez mais pesquisas para criação de produtos inovadores. Seu principal produto presente hoje no mercado o Esteio Gestão Agropecuária, é uma plataforma para gestão pecuária que permite o gerenciamento completo da propriedade, seja ela de gado leiteiro ou gado de corte, além do controle das rotinas básicas da empresa pecuarista, ele auxilia no controle zootécnico e financeiro das fazendas.
Criada em 2009 para atender à demanda do mercado agrícola por serviços que alinhassem tecnologia e conhecimentos às atividades desenvolvidas no meio agrário, a Dinni Soluções em Sistemas atua, desde seu início, prestando consultorias e produzindo softwares que têm como foco a qualidade e a simplicidade de utilização.
Com produtos desenvolvidos dentro dos melhores padrões de software do mercado, a empresa, além de estar voltada às demandas do mercado, busca promover o desenvolvimento social, utilizando processos e métodos com foco em inovação tecnológica, fornecendo informações de forma simples e dinâmica.
O principal diferencial para a Dinni se instalar em um ambiente de inovação, foi permitir uma mudança estratégica da empresa pensando em escala, saindo de um modelo de fábrica de software para desenvolvimento de produtos escaláveis. Além disso, a visibilidade e chancela da UFV na formação de parcerias chaves para o desenvolvimento do negócio também foi fundamental para a empresa considerar sua instalação no tecnoPARQ como uma decisão estratégica.
Atualmente a empresa avalia como positiva as parcerias firmadas com o Departamento de Zootecnia da UFV, que vem proporcionando o desenvolvimento da plataforma BR-CORTE 4, que será lançada ainda esse ano. Além de parcerias estratégicas como no caso da Cooperativa COMIGO, do estado de Goiás, que propicia a criação de tecnologias para pecuária de leite e de corte baseadas na plataforma Esteio Gestão Agropecuária, que para a cooperativa foi customizado como SUPER-PEC. Podendo destacar ainda a parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na validação de metodologia de Melhoramento da Cadeia Produtiva do Leite no estado de Rondônia.
O resultado do trabalho realizado pela empresa já é visível no campo, como destaca o produtor, Rogério Trevisoli, para a Revista Informe da Cooperativa COMIGO de Rio Verde Goiás: “Com o SUPER-PEC estou saindo das anotações dos animais no tradicional caderninho, em fichas de cada animal, para um aplicativo, que funciona em múltiplas plataformas e me possibilita ter acesso a todas essas anotações em tempo real, onde quer que eu esteja. Tenho condições de tomar decisões a qualquer hora. Posso ver a situação global do rebanho, ter acesso a gráficos e avaliar todos os dados de forma mais eficiente. Isso faz muita diferença” - A entrevista completa pode ser acessada nas páginas 46 a 48 da Revista Informe COMIGO, através do link http://bit.ly/2mHGttd .
Para o futuro, a empresa espera continuar crescendo, firmando novas parcerias, escalando seus produtos e fortalecendo cada vez mais sua equipe multidisciplinar. Para isso, a Dinni está trabalhando formas de ser incisiva no campo a fim de realizar um trabalho de excelência no mercado do setor da agropecuária, assim atingindo seus objetivos no longo prazo, tornando-se referência em tecnologia para o agronegócio.