tecnoPARQ apresenta sua retrospectiva com principais ações desenvolvidas em 2019

Publicado em

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV) publicou mais uma edição de seu Informativo que traz uma retrospectiva do ano de 2019. O material aborda as principais ações realizadas neste período, conquistas e desafios enfrentados em suas áreas de atuação.

O tecnoPARQ é o primeiro parque tecnológico do estado de Minas Gerais e tem como vocação promover a interação entre a academia, o setor público, as empresas privadas e a sociedade, criando caminhos para o desenvolvimento de Viçosa e região. Desde a sua criação a sua equipe tem buscado trabalhar para gerar novas oportunidades de expansão e consolidação, por meio da criação e atração de empresas de base tecnológica e da prospecção de investimentos e capital intelectual.

Atualmente o tecnoPARQ possui 28 empresas vinculadas, que faturam cerca de 13 milhões de reais e geram mais de 100 empregos. Seu programa de Pré Incubação conta com 6 projetos e no ano de 2019, apoiou 21 novas equipes. Neste mesmo ano, as ações de sensibilização para promoção do empreendedorismo e da inovação envolveram mais de 3.400 pessoas, em 200h de eventos promovidos. Visando também estimular a criação de novas empresas foram executados os programas de aceleração Forest Insight, Avança Café e tecnoPARQ Acelera.

Também cabe destacar, que a sua Incubadora de empresas, no ano de 2019, foi a primeira incubadora do Estado a receber da Anprotec a cerficação Cerne 1. Também obteve a premiação de primeiro 1º lugar na categoria sensibilização para negócios de impacto da chamada nacional de boas práticas em Incubação realizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).

Também foram desenvolvidas em 2019, ações de fortalecimento e consolidação do tecnoPARQ Júnior, em parceria com as nossas 42 empresas júniores, contribuindo para que a UFV estivesse em as 10 universidades mais empreendedoras do país. Por meio desse resultado foi possível obter a aprovação do projeto “Desenvolvimento das empresas juniores da UFV para uma universidade mais empreendedora”, junto ao MEC, com recursos previstos da ordem de um milhão de reais. Já o tecnoPARQ Social iniciativa desenvolvida com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa, ofereceu dezenas de cursos e oficinas, profissionais e esportivas, impactando mais de 500 pessoas. Em 2019, também foi possível avançar na agenda de internacionalização do tecnoPARQ cujas ações estão presentes no informativo.

Os indicadores nos mostram um importante crescimento, com aumento no número de empresas instaladas e de projetos inovadores, realizados por meio de parcerias entre as empresas e instituições vinculadas ao parque.  Essas informações são fortes indícios de que o tecnoPARQ tem conseguido cumprir a sua função econômica e social e contribuído para o desenvolvimento de uma universidade mais empreendedora, comprometida com a sua função social e capaz de gerar benefícios para toda a sociedade.

Para baixar o nosso informativo clique aqui!