Inovação e Saúde: tecnoPARQ\UFV dá suporte a Comissão de Produção de Inovações Tecnológicas da UFV no Combate á COVID-19

Publicado em

Uma das principais preocupações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das nações acometidas pela pandemia da COVID-19 é a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Neste cenário, o tecnoPARQ têm oferecido apoio à Comissão de Produção de Inovações Tecnológicas no Combate à Covid-19 da UFV, para a confecção de escudos faciais (doinglês, Face Shield), usando como tecnologia emergente a impressão 3D. Os escudos serão utilizados por profissionais da saúde e pela a população.

A comissão é composta por servidores da Universidade e tem como objetivo discutir, planejar e elaborar soluções para o desenvolvimento de tecnologias em produtos, serviços e processos para o combate à doença Covid-19.

Clique aqui para saber mais sobre a comissão!

Atualmente, já foram fabricadas e distribuídas mais de 400 unidades. A princípio, a subcomissão de produção acordou em confeccionar um modelo reconhecido mundialmente, fornecido pela empresa Tcheca, Prusa. Entretanto, durante o processo foi identificada a necessidade do desenvolvimento de um modelo de escudo facial próprio, atendendo às demandas dos profissionais de saúde da região.

A partir disso, foi desenvolvido um protótipo inovador projetado, fabricado, validado e testado pelos servidores da UFV. O produto foi desenvolvido atendendo os requisitos de segurança elevada, uso amigável e produção rápida. Após aproximadamente um mês de desenvolvimento, a primeira versão foi aprovada para a etapa de produção e irá compor o terceiro lote de escudos que será entregue á comunidade.

Também são parceiros nessa iniciativa a Reitoria da Universidade Federal de Viçosa, a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e colaboradores indiretos.

Cabe destacar que Funarbe está realizando uma campanha de arrecadação de recursos para investimentos em pesquisa contra a COVID-19. Os recursos arrecadados são voltados para ampliação do número de testes realizados pela UFV e da quantidade de equipamentos disponibilizados aos profissionais de saúde da região. 

Para saber mais sobre a campanha Clique aqui!

A imagem abaixo traz o modelo de máscara de proteção produzida na UFV: